Madde Comunicação
Agência de Comunicação

Content Marketing e Assessoria de Imprensa: juntos ou separados?

Há quem defenda que investir em apenas uma destas áreas é suficiente para as empresas. Também há quem diga que o boom das redes sociais levou, em alguns casos, a que a Assessoria de Imprensa fosse para debaixo do tapete. A Madde diz que as empresas devem apostar no duo dinâmico do Marketing de Conteúdo e Assessoria de Imprensa, encarando ambas as estratégias como complementares. Passamos a explicar.

A Assessoria permite projetar uma empresa nos meios de comunicação social – a rádio, os jornais, as revistas, a televisão, os sites de informação online e os blogues. Mas como? A informação enviada para as redações em nome das marcas e no formato de press-release, é meio caminho para o agendamento de entrevistas, o aparecimento em publicações especializadas (cadernos ou suplementos que aproveitam o conteúdo fornecido), e até para ser convidado a participar num programa de televisão ou a fazer uma declaração na rádio. Tudo isto permite à empresa ganhar visibilidade, notoriedade e projeção.

Já quando se fala em Marketing de Conteúdo, a estratégia assenta na construção de um forte relacionamento com o público-alvo, através de conteúdo – chamemos-lhe – valioso, relevante e consistente. Por outras palavras, trata-se de informação útil que permite às empresas a conquista e a fidelização dos clientes.

Na opinião da Madde, estas duas estratégias devem ser consideradas pelas empresas - uma vez que têm os seus respetivos benefícios – levando-as a maximizar e reforçar o valor da sua marca. Por outro lado, deve existir um alinhamento entre as duas áreas, com o objetivo de reforçar a proposta de valor e a identidade da marca. Para isso, a equipa envolvida – que trabalha o Marketing e a Assessoria de Imprensa – tem a responsabilidade de criar uma linha editorial coesa.

Há ainda que mencionar as vantagens que ambas as estratégias representam para a otimização de SEO (Search Engine Optimization). Por um lado, no Marketing de Conteúdo é comum a definição de palavras-chave para melhorar o SEO (ou seja, para que o conteúdo produzido surja em primeiro lugar nos motores de busca). Por outro, como os comunicados de imprensa acabam por ser divulgados na Internet (principalmente através de notícias publicadas por outros meios), o mesmo traduz-se numa oportunidade otimizar o SEO.

Em suma, esta abordagem oferece uma estratégia centralizada que pode facilitar o alcance do conteúdo. A integração do Marketing de Conteúdo com a Assessoria de Imprensa é a chave para que a sua empresa sobreviva e se destaque num espaço digital cada vez mais movimentado… e concorrido.

Se a sua empresa ainda não trabalha estas duas áreas de uma forma integrada, não se preocupe porque a Madde tem a solução para si. Contacte-nos já!

Escreva-nos

Apresente-nos um desafio.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sua mensagem foi enviada. Iremos entrar em contacto com você em breve!