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Como atrair (e fidelizar) clientes para um website?

Quer aumentar o tráfego no seu website, mas não sabe por onde começar?

A Madde partilha consigo algumas estratégias para alcançar e reter novos visitantes na sua página.


Em primeiro lugar, é importante reter que quando um utilizador visita um website, é provável que já tenha criado expetativas em relação ao conteúdo que vai encontrar. Por isso mesmo, é necessário trabalhar de forma a corresponder a essas expetativas, principalmente em três pontos essenciais no desenvolvimento de uma página: apresentação, organização e versatilidade.

Com estes três pontos em mente, deve:

Investir na homepage

 A homepage é muitas vezes a porta de entrada para um website. De tal forma que, mesmo quando esta não é a secção onde consta a informação que o utilizador procura, a sua passagem por aqui acaba por ser quase inevitável. Neste ponto, importa lembrar que qualquer página poderá servir para estabelecer o primeiro contacto com o website e, por isso mesmo, é preciso que todas sejam desenhadas com o mesmo cuidado que a homepage. 

Lembre-se: só existe uma oportunidade para causar uma boa primeira impressão! Em caso de dúvida, é preferível optar por layouts mais simples e evitar textos longos ou demasiados “efeitos especiais”. Quando as páginas contêm imagens, é igualmente importante assegurar que têm a qualidade necessária para surgir com nitidez nos vários tipos de dispositivos. Já os botões ou menus devem estar bem visíveis e com uma terminologia clara e concisa.

Mostrar o principal em primeiro lugar 

Outra dica está relacionada com a organização do conteúdo no website, sendo que as principais mensagens devem surgir no topo/centro e estar sempre visíveis aos olhos do utilizador. Não deve ser o cliente a procurar pela informação no website! Em vez disso, é preciso que esta seja apresentada de forma fácil, direta e intuitiva, deixando no utilizador a sensação que lhe estamos a fornecer a informação de que vinha à procura. 

Oferecer versatilidade

Por último, mas não menos importante: há que ter em conta os hábitos de navegação dos utilizadores. É fundamental acompanhar as tendências digitais para conseguir que o seu negócio esteja presente em vários canais e seja adaptável ao meio onde está a ser visualizado. Tudo isto para que os utilizadores consigam usufruir de uma experiência de navegação o mais agradável possível.

Além destes aspetos, existem outros fatores a considerar. Sabia que a maioria do tráfego de novos visitantes chega ao website através dos motores de busca? Como já explicámos no artigo da semana passada, as keywords e os backlinks são duas formas para conseguir um bom posicionamento no ranking do Google. Mas à parte de um bom posicionamento, é ainda importante que um website seja capaz de atrair novos utilizadores e garantir que estes voltem mais tarde. 

Para atrair novos visitantes para um website, não se esqueça:

  • O site deve estar bem estruturado e as keywords utilizadas nos sítios certos. Reveja os títulos das páginas, os conteúdos e as descrições das imagens (tudo conta!);
  • Investir nos backlinks ajuda a melhorar a sua posição no motor de busca;
  • As páginas do website devem ser desenhadas segundo as necessidades dos utilizadores, com conteúdo sem erros ortográficos e organizado de forma clara e de fácil navegação;
  • Conteúdo apelativo e detalhado faz a diferença. Use vários formatos para comunicar a sua mensagem – textos, vídeos ou imagens – uma vez que a variedade de formatos é valorizada pelo Google.

Depois de atrair novos visitantes, é agora necessário pensar em estratégias que os relembrem da presença online do seu website. Isto é, com o objetivo de fidelizá-los.

  • É essencial que o conteúdo seja atualizado regularmente para que os utilizadores encontrem sempre “algo” novo quando voltam ao website. E mais: não se esqueça de lhes incutir o “bichinho” para explorarem os novos conteúdos da página;
  • Crie um sistema de registo do utilizador. Assim, quando este voltar a aceder ao seu website poderá recebê-lo com uma mensagem de boas-vindas, agradecendo o seu regresso;
  • Utilize o e-mail marketing para relembrar o utilizador que o seu website continua online e que espera uma visita sua. Também poderá sugerir novos produtos que suscitem o interesse do utilizador;
  • Utilize o comportamento do cliente fazer com que regresse ao website. Através do histórico de navegação, personalize a experiência de cada utilizador, mostrando-lhe os artigos que viu anteriormente e sugerindo novas ofertas relacionados com aquilo que procurou na sua página;
  • Outra opção é disponibilizar a funcionalidade de compra direta e/ou a possibilidade de criar uma lista de favoritos. Ao utilizar estas funcionalidades, conseguirá obter uma maior perceção do perfil de cliente e utilizar o e-mail para relembrá-lo da compra quando este não a finaliza.

São pormenores como estes que fazem a diferença no sucesso de um website. Reflita sobre estes tópicos e reveja o que pode melhorar na sua página! Também pode entregar-nos a nós essa tarefa, que na Madde não perdemos uma oportunidade para causar uma boa primeira impressão.


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