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02outubro

Como criar um plano de conteúdo para o seu blog?

Como criar um plano de conteúdo para o seu blog?

O que é um plano de conteúdo?

Independentemente de estar agora a dar os primeiros passos ou de já ter um blog há algum tempo, é necessário parar um pouco e olhar para a estratégia que pretende para o seu plano de conteúdos. Uma abordagem atual, inovadora e sólida é meio caminho andado para um blog de sucesso.

Se não leu o primeiro artigo desta série, vejo aqui

O que é um plano de conteúdo?

É a dimensão do seu plano de marketing que gere todos os conteúdos que cria e possui, desde o copy ao grafismo, passando pelo vídeo, pelo som, etc.
A variedade de abordagens e processos que a Madde executa para os seus clientes é imensa. Estes são apenas alguns dos passos mais comuns e essenciais para lançar e manter um blog ou hub eficaz:

Defina objetivos e missão

Garanta que as suas ações de marketing e os seus objetivos de venda são coerentes com o propósito dos conteúdos. Pode também definir objetivos secundários e uma ordem de prioridades para cada um deles.

Escreva a missão do conteúdo

Esta missão deve compreender os seguintes pontos:

  • O tom comunicacional do conteúdo
  • O público-alvo
  • Como é que o conteúdo irá satisfazer as necessidades do seu mercado

Crie o plano editorial

Avalie as necessidades dos seus potenciais clientes – o cerne do seu plano editorial é a criação de conteúdo que responda às questões de quem se interessa pelo seu produto ou serviço.

Observe a concorrência – investigue o conteúdo dos seus concorrentes e parceiros, e descubra como pode melhorar e inovar.

Recolha o conteúdo existente – examine com detalhe os seus ativos existentes - emails, FAQ’s, apresentações, brochuras, press releases, manuais, fotografias. Veja o que pode reaproveitar e transformar em artigos úteis, posts, emails, infografias, e-books, podcasts, etc.

Envolva-se com os motores de pesquisa e as redes sociais – observe o que acontece no seu mercado, o que é feito e dito online pelos seus stakeholders. Experimente estas táticas:

  • Obtenha dados sobre pesquisas com a ferramenta Google Keyword Planner;
  • Recolha dados sobre sites com o Google Analytics;
  • Visite fóruns online, grupos nas redes sociais, e observe os temas mais debatidos;
  • Pesquise com hashtags nas redes sociais mais pertinentes;
  • Acompanhe as conversas sobre o seu mercado nas redes sociais;
  • Pense nas mudanças que poderão acontecer, a curto prazo, na sua área de atuação.

Contrate a Madde – considere contratar especialistas em estratégia de conteúdo para gerir o planeamento e execução do mesmo. A diversidade e complexidade de competências necessárias, como marketing, design, copywriting, community management, entre outros, torna praticamente impossível delegar este trabalho a um freelancer ou a um elemento interno.

Crie um blog ou hub atraente – o seu blog deve ser fácil de usar e deve afirmar a marca de forma atraente e, sobretudo, de forma consistente com os outros canais de comunicação. A Madde combina o know-how de branding e de design para criar um ambiente gráfico coerente e adequado ao seu público.

Faça promoções regulares – a distribuição e a promoção devem fazer parte da sua estratégia desde o início, quer em canais pagos, quer através de parcerias.

Parece-lhe complicado? Não se desmotive, contacte a Madde e tudo se simplifica.

Posted in Marketing

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