Blog

18abril

Content Marketing e Assessoria de Imprensa: juntos ou separados?

Content Marketing e Assessoria de Imprensa: juntos ou separados?

Tanto o Content Marketing como a Assessoria de Imprensa devem ser considerados pela empresa quando o assunto é comunicação. Ambos trazem muitos benefícios. Conheça-os aqui.

O marketing de conteúdo ou content marketing (comunicar com os clientes sem ser uma venda direta) e a assessoria de imprensa são duas estratégias que podem ser utilizadas em várias áreas de negócio. A verdade é que podem ser complementares e desta forma gerar negócio para as empresas, que é o objetivo principal.

Há quem defenda que basta para a empresa ter uma destas áreas. Também há quem diga que o boom das redes sociais levou, em alguns casos, a que a assessoria de imprensa fosse colocada debaixo do tapete.

A Madde diz que as empresas devem apostar no duo marketing de conteúdo e assessoria de imprensa. Passamos a explicar.

A assessoria permite projetar a empresa nos meios de comunicação social como a rádio, os jornais, as revistas, a televisão, os sites de informação online e bloguers. A informação enviada para as redações, através do formato de Press Release, é meio caminho para, muitas das vezes, gerar entrevistas, utilização da informação em suportes especializados como cadernos e suplementos, e até convites para um programa de televisão ou declaração numa rádio informativa. Tudo isto permite à empresa ganhar visibilidade, notoriedade e projeção.

Quando falamos de marketing de conteúdo, a estratégia passa pela construção de um forte relacionamento com os clientes, através de conteúdo – chamemos-lhe – valioso, relevante e consistente, com informação útil, o que permite a conquista e fidelização dos clientes.

Ora, as duas estratégias devem ser consideradas pela empresa, uma vez que têm os seus respetivos benefícios. Mas devem ser trabalhadas em conjunto e de uma forma correta. As empresas só têm a ganhar uma vez que vai maximizar e reforçar o valor da marca. Por outro lado, passa a existir um alinhamento que visa o reforço da proposta de valor e a identidade da marca. A equipa envolvida – que trabalha o marketing e a assessoria de imprensa – desenvolverá uma linha editorial coesa.
Depois temos a otimização de SEO (Search Engine Optimization), uma vez que na produção do marketing de conteúdo é comum a construção de palavras-chave para melhorar o SEO, ou seja, otimizar o conteúdo para mecanismos de busca. Como os comunicados de imprensa acabam por ser divulgados na Internet, traduz-se numa oportunidade para os esforços de SEO.

Em suma, esta abordagem oferece uma estratégia centralizada que pode facilitar o alcance do conteúdo. A integração do marketing de conteúdo com a assessoria de imprensa é a chave para sobreviver e destacar-se num espaço digital cada vez mais movimentado.

E a sua empresa, já trabalha as duas áreas de uma forma integrada? Não? Então não se preocupe porque a Madde tem a solução híbrida para a sua marca. Contacte-nos já!

Posted in Assessoria de Imprensa

Quer manter-se atualizado? Subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

Estamos loucos para ouvir o seu pedido.

A Av. Marquês de Tomar 33 - 3º Esq
1050-153 Lisboa, Portugal

T (+351) 213 153 105

F (+351) 213 158 074

Nota: Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a navegação dos utilizadores. Ao continuar a navegar no nosso site ou ao fechar esta mensagem está a aceitar a nossa política de privacidade e de cookies.

I understand