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30maio

E-commerce 4.0: Um novo perfil de consumidor

E-commerce 4.0: Um novo perfil de consumidor

Começamos por lançar-lhe um desafio: entre numa carruagem de Metro e conte o número de pessoas que não estão com os olhos postos nos respetivos smartphones. Por aqui já fizemos este exercício e a verdade é que, seja nos transportes públicos, na rua, nos restaurantes, em qualquer lado, o telemóvel está acoplado ao corpo. Bem-vindos à 4ª década digital.

Assistimos à utilização da Internet massivamente, através dos smartphones e das redes sociais à escala global, o que deu origem ao crescimento exponencial do comércio eletrónico em todo o mundo. Verifica-se que as empresas utilizam os mais diversos modelos para vender a outras empresas (B2B), aos consumidores (B2C) e até ao Estado (B2G). As maiores disrupções nos modelos de negócio tradicionais provocadas pela digitalização centram-se na experiência do cliente. As novas tecnologias digitais impulsionaram mudanças significativas na forma como os consumidores comunicam entre si, efetuam as transações comerciais e interagem com as marcas e as empresas.
O perfil do consumidor mudou. Os níveis de exigência e as expectativas em relação à qualidade, à rapidez da resposta das marcas e dos serviços das empresas, colocam novos desafios aos serviços prestados pelas empresas.
Este ano vemos uma consolidação da realização da experiência do e-commerce através de vários dispositivos, sendo que a compra pode ser iniciada num dispositivo móvel e concluída num desktop ou vice-versa. Há ainda uma presença crescente das empresas em várias plataformas, através das Apps e das API´S. Que o diga a Madde que tem, através da sua equipa interna de desenvolvimento, respondido a várias solicitações (ver portfólio).
Os clientes estão atentos. São muito exigentes e têm as expectativas em alta, uma vez que a maior parte são “experts” na Internet e por isso, esperam ter uma experiência cada vez mais integrada, coerente e consistente.
A abordagem das empresas aos novos modelos de negócio terá necessariamente de contemplar além do online, as redes sociais e o móvel.
Lembre-se que quem compra quer poder comprar em todos os canais, da mesma forma, os mesmos produtos e ter ao seu dispor o mesmo tipo de serviços de atendimento, de pagamento e de entrega. Tudo para aumentar os níveis de lealdade dos clientes e obter mais receitas.
Aposte em plataformas escaláveis e abertas e na presença em múltiplos canais. A Madde tem todo o gosto em colocar a sua empresa no momento certo e no local ideal. Fale connosco já hoje.

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