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02novembro

Emoji Marketing: Porque está na hora de os levar a sério.

Emoji Marketing: Porque está na hora de os levar a sério.

Parecem uma brincadeira para crianças, mas está a começar a deixar de o ser

Os Emojis foram criados em 1990 por uma firma de comunicação japonesa, mas ganharam o seu reconhecimento mundial em 2011 quando o gigante americano Apple utilizou os emojis no keyboard do iOS. Hoje em dia, os emojis saíram das mensagens e estão por todo lado, na televisão no cinema, nas passwords, e no marketing.

Os emojis fazem parte da nossa linguagem do dia-a-dia, em 2015 o Emoji Report by Emogi Reserach afirma que 92% da população online usa emojis, e que 70% dos usuários de internet afirmam que os emojis são uma grande ajuda na hora de expressarem sentimentos. Emoji chegou, até, a ser considerada a palavra do ano em 2015 pela Oxford!

20161102 springemoji

Os emojis deixaram de ser exclusivos dos utilizadores, e passaram a fazer parte da vida dos marketers. Grandes marcas como a Taco Bell, Macdonalds, Chevrolet e Foot Locker já usam emojis nas suas campanhas como uma forma de se relacionarem com os seus consumidores de uma forma mais divertida e efetiva. A inclusão de emojis nas mensagens de marketing tem crescido 20% por mês desde do início de 2016.

20161102 chevrolet

Os emojis invadiram o marketing e as as ideias de inclusão destes em campanhas publicitárias são variadas, há marcas que comunicam em twitters apenas com emojis, outras como a Burguer King optam por criar os seus próprios emojis, a Domino’s Pizza tem um serviço de encomenda de pizzas através de uma mensagem com um emoji, estes podem, ainda, ser usados em anúncios como os da Macdonalds na França. E estudos demonstram que os emojis conseguem ter impacto junto dos consumidores, sabe-se que os anúncios com emojis têm 20 vezes mais cliques, e que um tweet em versão emoji consegue gerar mais 24,5% de compromisso do consumidor que um sem emojis.

20161102 dominos

Os marketeers justificam os benefícios de utilizarem emojis em campanhas com o facto de o nosso cérebro processar as imagens 60,000 vezes mais rápido que o texto, o consumidor consume 5 vezes mais informação diáriamente que há 30 anos atrás, e pelo facto de o cérebro humano não conseguir estar mais de 8 segundos concentrado. Os emojis conseguem tornar a informação de mais rápido consumo, e ainda têm o benefício de quebrar as barreiras da linguagem uma vez que são uma linguagem universal.

20161102 bud light

Os emojis fazem com que as marcas se conectem com os consumidores, é de domínio público que as campanhas com um conteúdo emocional são duas vezes mais efetivas que as de conteúdo racional, e os emojis conseguem ser efetivos pois ativam a mesma região do cérebro associada ao processo emocional.

Os emojis são, ainda, parte integrante de um novo processo de marketing relacional, pois estes conseguem ajudar as marcas a estudar melhor os seus consumidores e como se sentem em relação aos seus anúncios e produtos. São diversas as marcas que já utilizam emojis nos seus sites e aplicações para que os utilizadores expressem a sua opinião, e este uso tem-se mostrado efectivo uma vez que 68% das pessoas que usam um emoji positivo para descrever um anúncio é porque está bastante interessada no produto ou campanha. E são já diversas as marcas que analisam os resultados dos seus anúncios e campanhas através da análise aos emojis utilizados pelo público, esta análise é muito semelhante à análise que já se faz aos hashtags.

Em suma, os emojis dão às marcas a oportunidade de se relacionarem com novas formas de comunicar que se encaixam naturalmente na forma de comunicar dos consumidores. Estes podem ser ainda uma ajuda para que os marketers consigam perceber as necessidades e preferências dos consumidores.

Tal como todas as outras novas ideias de marketing o mais importante para as marcas e companhias é fazer o teste. Deve ter sempre em conta que só porque funciona numa marca e num determinado sector não quer dizer que vá funcionar na sua marca ou no seu sector.

Fonte:
http://emogi.com/documents/Emoji_Report_2015.pdf
http://sproutsocial.com/insights/emoji-marketing/
http://kennysoto.com/emoji-marketing/

Posted in Marketing, Redes Sociais

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