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10outubro

Emojis nas redes sociais: 7 dicas de marketing

Emojis nas redes sociais: 7 dicas de marketing

aqui lhe falámos dos emojis, do que são e de como está na hora de os levar a sério. Agora damos-lhe sete dicas sobre o uso dos emojis no marketing da sua marca nas redes sociais.

Com 92% da população online a usar emojis, e com mais de quatro em cada dez millennials a preferir interagir com imagens do que com texto, faz todo o sentido aos marketeers entrarem na ação.

Os emojis permitem-lhe falar a mesma língua que os seus clientes e podem dar maior visibilidade à sua mensagem nas redes sociais. Além disso, adicionam um pouco de diversão à mensagem de marketing e à sua marca. E não é preciso ser tão radical como a Chevrolet neste press release. Pode perfeitamente encontrar algumas maneiras divertidas e únicas de comunicar com emojis sem cometer excessos.

Aqui ficam algumas dicas para o orientar no uso dos emojis:

1. Assegure-se que o emoji faz sentido
É suposto que o emoji complemente a mensagem, o que não acontece se a figura escolhida não fizer qualquer sentido. Veja por exemplo esta campanha da Tampico, marca norte-americana de sumos de fruta, em que ninguém conseguiu realmente entender o que a marca quis transmitir. Não cometa os mesmos erros com a sua campanha. Não deixe os seus fãs e seguidores a coçar a cabeça sem perceber o que inferir da mensagem.

 tampico campanha emojis

 

2. Não torne “leves” situações sérias
Os emojis são divertidos, fixes e modernos e não devem ser utilizados para aligeirar um assunto sério ou grave. Veja aqui o exemplo do Tweet de Hillary Clinton que associava os empréstimos bancários a estudantes a algo divertido. A mensagem não foi bem aceite pelos seguidores de Clinton, grande parte deles sentiu que o assunto foi simplificado demais e apresentado com um tom condescendente.

3. Não force
Os emojis devem ser uma extensão das suas expressões normais, e, como tal, nunca devem ser forçados. Pense em como usa emojis em textos regulares e em conversas nas redes sociais. É possível que pisque o olho quando está a brincar ou que utilize um sorriso (smile) quando está feliz. E, claro, utiliza o emoji coração quando gosta muito de alguma coisa ou de alguém. Quando utiliza emojis para fins comerciais eles têm que continuar a ser naturais – se não lhe ocorre nenhum emoji para um determinado post então é porque ele não precisa de nenhum. Não deve perder muito tempo a pensar no assunto, deve ser um processo natural e automático. Se ainda não utiliza os emojis com naturalidade, pode começar por praticar o uso deles nas suas conversas pessoais e de seguida aventurar-se nos posts “comerciais”.

 

4. Mantenha-se fiel à mensagem da sua marca
Usar emojis é uma maneira divertida de “sair da caixa corporativa” - mas não queira sair demasiado fora. Os emojis que escolher nunca devem fazer com que se afaste da mensagem da sua marca - isso significa que se, por exemplo, gere uma empresa de serviços financeiros deve evitar o emoji que sopra beijinhos. Fique-se pelas caras sorridentes, palmas ou o polegar para cima. Antes de colocar o que quer que seja online, reflita sobre a mensagem da sua marca e questione-se se irá prejudicá-la ou ofender alguém do seu público-alvo. Se está tudo ok, siga em frente e clique “publicar”.

 

5. Não perca a cabeça
Usar emojis pode ser divertido. Às vezes é tão divertido que leva algumas marcas à loucura. Como regra, não deve usar mais de quatro emojis de seguida. Caso contrário a sua audiência pode apanhar um caso sério de sobrecarga. (lembre-se do mau exemplo da Chevrolet)

 

6. Saiba o significado dos emojis
Existem tantos emojis que é normal ficar um pouco confuso, contudo há que ter atenção para não enviar acidentalmente o tipo errado de emoji a partir da sua conta corporativa. Faça uma pequena pesquisa antes de carregar em “publicar”, consulte a enciclopédia de emojis Emojipedia onde pode saber todos os detalhes associados a cada emoji. Gastar uns minutos para perceber melhor o contexto do emoji pode evitar mal-entendidos embaraçosos.

 

7. Crie os seus próprios emojis
Os emojis tornam as marcas mais divertidas e criam maior afinidade com a marca. Se forem personalizados tanto melhor. Há muitas ferramentas que pode utilizar para fazer os seus próprios emojis como o Emoji Maker ou através de apps gratuitas como a Emojily.

emoji

Agora que já lhe demos algumas dicas está na altura de por as mãos na massa. Pense no que quer transmitir e arrisque na publicação vai ficar surpreendido com o quão divertido e eficaz o uso dos emojis pode ser para o marketing da sua marca nas redes sociais. Se ainda não se sente confortável entregue-nos essa missão. A Madde sente-se nas redes sociais como peixe na água.

fishemoji

 

 

Posted in Marketing, Comunicação

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