Blog

04abril

Gamification – O que lhe diz esta palavra?

Gamification – O que lhe diz esta palavra?

Para muitos, é sinónimo de jogo eletrónico, para outros, define uma excelente estratégia de marketing, usualmente adaptada a stakeholders com quem se queira criar uma maior empatia, uma maior conexão, isto é, para o engagement entre empresa e público-alvo.

A verdade é que as semelhanças com o tradicional jogo online são múltiplas, no entanto, a Gamification é normalmente utilizada para estimular o participante, fomentando a realização de determinadas tarefas e oferecendo uma recompensa final. Um exemplo muito usual nos dias que correm pode ser inúmeras vezes visualizado em plataformas como o Facebook, onde determinada empresa promove a partilha de determinada informação junto do seu target, e de seguida oferece algo em troca. Isto, promove duas das principais características já intrínsecas no ser humano, a cooperação e a competitividade.
Outro exemplo muito utilizado e que a maioria dos utilizadores não sabe, é que o próprio Linkedin promove a Gamification quando nos solicita o preenchimento de novos ícones do nosso perfil pessoal, elevando assim o nosso nível de utilizador e possibilitando uma maior visualização face aos outros utilizadores desta plataforma.
Quanto à estratégia de Gamification, esta segue, por norma, linhas claras e concisas. O objetivo passa por determinar qual a finalidade que se pretende, através de um desafio que vai originar uma recompensa, utilizando recursos digitais para que haja a criação de insights para com os participantes e com isso estimular a participação de todos, ou seja, poderá ser estruturada da seguinte forma:
1) Definir objetivos
2) Definir comportamentos desejados
3) Descrever os participantes
4) Pensar nos ciclos de atividades
5) Usar ferramentas apropriadas
6) Divertir, divertir, divertir e divertir


Com a geração Millenial a incumbir quase 70% de uma equipa nas demais empresas que apostam em Marketing, a Gamification é um ponto a favor, torna o ambiente empresarial mais dinâmico e atrativo, promovendo essa atração nas atividades do quotidiano que em muitos casos correm o risco de se tornar em algo monótono.
O futuro está aqui, o futuro está na criação de interação em formato de cultivo intrapessoal. A Gamification é utilizada para oferecer informação ao utilizador, informação esta a nível empresarial ou pessoal. Até já se utiliza a nível educacional - O incentivo à utilização do mobile de forma instrutiva e não apenas como instrumento de distração.
Em suma, Gamification, é a utilização de múltiplas estratégias de marketing e comunicação, onde são aplicadas as vertentes de design e da mecânica tradicional do jogo eletrónico, de modo a promover o enriquecimento de contextos que por norma não se relacionam com jogos, e com isso ir ao encontro de objetivos que estimulem a instrução pessoal, influenciem e incentivem determinados comportamentos e consequentemente resultados práticos. A motivação está na base do processo de Gamification!
É preciso relembrar que o ser humano aposta nos demais jogos, quer sejam eles analógicos ou digitais, pela necessidade cultural, psicológica, de desenvolvimento e até espiritual, que o ser humano tem em manter na sua vida algo que seja divertido.
“Fun is just another word for learning” – Ralph Koster, A Theory of Fun for Game Design


Procura uma estratégia de Gamification para a sua empresa? Contacte-nos, temos a solução para si.

Posted in Marketing

Quer manter-se atualizado? Subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

Estamos loucos para ouvir o seu pedido.

A Av. Marquês de Tomar 33 - 3º Esq
1050-153 Lisboa, Portugal

T (+351) 213 153 105

F (+351) 213 158 074

Nota: Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a navegação dos utilizadores. Ao continuar a navegar no nosso site ou ao fechar esta mensagem está a aceitar a nossa política de privacidade e de cookies.

I understand