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Insights, insights com fartura!

Para atingir determinado posicionamento, a marca precisa de criar um insight de consumo para com o consumidor, fazendo-lhe uma decidida promessa onde estejam intrínsecos valores credíveis. Deste modo, o modo como contacta com o consumidor final, transmite uma ideia e um conceito que criarão de imediato uma necessidade no consumidor, levando à tão desejada intenção de compra no mesmo.

Podemos exemplificar casos como a Starbucks, em que o cliente já não procura apenas o café (expresso), o cliente procura um local específico, com características específicas, que o faz pertencer à comunidade da marca deste conceito de cafetaria. A Apple é também um excelente exemplo, antes de estarem no mercado, todos os telefones são previamente anunciados, criando determinado insight na comunidade da marca, originando uma quase compra imediata mesmo antes de qualquer visualização do produto.

Mas e agora, como fazer a diferença quanto ao legado de bons insights? Há inúmeras regras que podem e devem ser seguidas, entre elas, a clareza na mensagem que se transmite, a relevância daquele produto para determinado segmento, a credibilidade do que é anunciado (nunca mentir sobre o que determinado produto ou serviço oferece ao consumidor final) e a originalidade, não vamos imitar outro produto/serviço, até podemos ter algo semelhante, mas o insight provocado no consumidor fará com que o nosso seja mentalmente melhor.

A essência de um grande insight passa pela verdade penetrante que envolve e estimula o consumidor, nunca descuidando a marca, que terá que ser um produto dotado de personalidade onde o publicitário serve apenas de sustento - sendo o seu psicólogo e conselheiro.

Tudo isto para partilhar consigo que quando sente ligação com alguma marca, por determinada mensagem sensorial que ela lhe tenha transmitido, "xeque-maDDe" - objetivo cumprido! A marca atingiu o posicionamento pretendido e você sentiu o insight sensorial que poderá criar um instinto de compra quase imediato.

Percebe como é importante esta essência de criar insights no público-alvo? Os insights ultrapassam características superficiais, são emocionais e instintivas.

Segundo Klaric, quando se trata de insights, a emoção é mais forte do que a razão, e o instinto é mais forte que os dois. Concorda?

Pois bem, um insight na verdade, apresenta três aspetos fundamentais na persuasão. Lembra-se da Retórica, de Aristóteles? Certamente que sim, mas mal sabia ele que a sua mais bela obra seria utilizada como meio de persuasão no que toca a uma estratégia de marketing. Ethos, Logos e Pathos, que são, respetivamente, o modo de persuadir determinado público-alvo, o modo de apelar ao sentimento de cada pessoa e a clareza do discurso e sinceridade no que se diz, todos eles interligados e em reciprocidade de exercícios de carácter e identidade, de sentimento e de paixão, de clareza e de verdade

Agora confesse, que tipo de insight lhe criámos? O de amor por tudo aquilo que fazemos, certamente!
Ficou com dúvidas? Quer fazer uma campanha dotada de insights?

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