Blog

23abril

Marketing Sustentável e os seus pressupostos

Marketing Sustentável e os seus pressupostos

Conheça alguns princípios do marketing que visam criar, comunicar e proporcionar valor a determinada empresa, assim como influenciar comportamentos do público-alvo através da aplicação sistemática de conceitos e técnicas.

O marketing sustentável, definido como estratégia de interatividade entre pessoas e empresas que visa a consciencialização humana e responsabilidades com o próximo e com o meio ambiente, vai ao encontro do que se explana atualmente o famoso marketing 3.0.
Sendo o consumo sustentável definido como a utilização de produtos e serviços que respondem às necessidades básicas e contribuem para uma melhor qualidade de vida, minimizando o consumo de recursos naturais, a era do marketing 3.0 pretende que o consumidor comece a ser visto e apreciado não somente como um ser distante, mas como consciente.
Alguns autores ligados a esta área, defendem que, há já 10 anos atrás, a preocupação do consumidor na escolha de um produto, variava pela associação que fazia da marca aos mais diversos fatores. Se o preço e qualidade fosse semelhante ao produto habitual, mas houvesse uma maior responsabilidade da marca perante o ambiente ou uma forte conexão no âmbito social, o cliente optaria exatamente por esta marca e estaria até, se necessário, disposto a pagar um pouco mais.
O marketing sustentável surge por isso de forma a ir ao encontro do bom de dois mundos - a criação de reputação e consequente aglomeração de valor. Tudo isto é executado a partir de estratégias a médio e longo prazo, onde a sustentabilidade agregue valor à sociedade e ao meio ambiente onde se inserem.
Dentro do marketing sustentável, estão ainda reunidos os pressupostos do marketing social, do marketing territorial, do marketing cooperativo, ambiental e de causa. Cada uma destas estratégias, pensadas e estruturadas com base na identidade das empresas onde se inserem, com estudos e planeamentos específicos, tornam a própria marca como um modelo sólido, consciente e de inúmero valor.
Fazendo uma analogia às conjeturas do marketing sustentável acima referidos, é também possível afirmar que o Marketing 3.0 - a era do marketing centrado no ser humano, e que visa 3 conceitos de marketing a serem seguidos num futuro próximo, migra para uma visão simplista onde os valores e as necessidades humanas são o que mais importa.
Quando a procura por parte dos consumidores é a globalização por um mundo melhor, uma empresa que se reja pelo marketing sustentável irá fazer uma apreciação de estratégia mais profunda relativamente às necessidades sociais, económicas e ambientais no quanto à missão, visão e valores. Empresas que pratiquem esta estratégia, oferecem soluções e respostas aos consumidores.
Precisa de adaptar a estratégia de marketing da sua empresa e não sabe como?
Contacte-nos, temos a solução que precisa.

Posted in Marketing

Quer manter-se atualizado? Subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

Estamos loucos para ouvir o seu pedido.

A Av. Marquês de Tomar 33 - 3º Esq
1050-153 Lisboa, Portugal

T (+351) 213 153 105

F (+351) 213 158 074

Nota: Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a navegação dos utilizadores. Ao continuar a navegar no nosso site ou ao fechar esta mensagem está a aceitar a nossa política de privacidade e de cookies.

I understand