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09junho

Micro-influenciadores nas redes sociais: quem são e onde encontrá-los

Micro-influenciadores nas redes sociais: quem são e onde encontrá-los

Micro-influenciadores de redes sociais, saiba onde os pode encontrar e como ajudam a dar um empurrão na estratégia de marketing da sua marca.

Os influenciadores digitais estão ao rubro, com os marketers e as marcas a tentar por todos os meios usá-los na promoção dos seus produtos ou serviços de forma a alcançar uma audiência cada vez maior. Num pequeno negócio, contudo, pode ser difícil chegar aos nomes mais sonantes, é aqui que entram os micro-influenciadores.

Neste texto damos-lhe uma ideia do que são os micro-influenciadores de redes sociais, onde os pode encontrar e como podem ajudar a dar um empurrão na sua estratégia de alcance e divulgação.

O que são os micro-influenciadores
Os micro-influenciadores são basicamente influenciadores com uma audiência mais pequena – geralmente a rondar os 10 mil seguidores. Podem ser qualquer coisa, desde bloggers a apenas pessoas normais que criaram uma legião fiel de seguidores nas redes sociais.
Mas não é apenas o número de seguidores que faz um micro-influenciador. A quantidade de seguidores que realmente interagem é muito mais importante. É este número que revela que a sua audiência está realmente interessada, que se preocupa com os seus pontos de vista com as suas opiniões e que, basicamente, lhe “dá ouvidos”.

Porquê usar micro-influenciadores e para quê
Se está a pensar utilizar o marketing de influência para promover o seu negócio, os micro-influenciadores são um ótimo ponto de partida; especialmente se tiver um pequeno negócio.
Com uma empresa pequena é difícil atrair os grandes influenciadores, já para não dizer que também sai muito caro. A verdade é que, mesmo que um micro-influenciador tenha uma audiência pequena isso não significa necessariamente que não consiga provocar um grande impacto no seu sucesso, ou do seu negócio.
Por vezes uma audiência mais reduzida pode ser um bom sinal – em muitos casos, quanto menor a audiência do influenciador, mais direcionada e interessada ela é, em parte porque está a seguir por um interesse genuíno (enquanto um influenciador maior pode ter muitos novos seguidores apenas por já ter muitos seguidores). Os micro-influenciadores também têm maior capacidade de responder ativamente aos seus seguidores, enquanto um grande influenciador nunca terá capacidade de interagir com cada membro da sua audiência.

Existem prós e contras tanto para micro como para macro-influenciadores, mas para os pequenos negócios – principalmente quando também têm um pequeno orçamento – os micro-influenciadores são definitivamente um bom ponto de partida.

O que ter em atenção quando procurar um micro-influenciador
Tal como mencionado anteriormente, é importante olhar além do número de seguidores – na realidade, em alguns casos, um influenciador com 10 mil seguidores pode ter muito mais poder do que um com 100 mil – por isso não fique tentado pelos números!
Em vez disso foque a sua atenção na forma como interagem com a sua audiência e como a audiência reage. Não verifique apenas os “stats” (como por exemplo a média de likes), mas invista tempo a ler algumas conversas. Quantas mais conversas houverem e quanto mais genuínas forem, melhor. Outro detalhe importante é observar o que colocam nos seus perfis online. É relevante para o seu negócio? É direcionado para o mesmo tipo de audiência que o seu negócio procura?
Ao pesquisar sobre os micro-influenciadores deve também pesquisar um pouco a sua base de seguidores. Acha que a sua empresa partilha o mesmo tipo de target? Pesquise os interesses e as paixões dos seus seguidores, as idades, a sua localização geográfica (caso opere apenas em áreas específicas) e todos os dados que considere relevantes para o seu negócio.

Onde encontrar micro-influenciadores
O primeiro passo a dar é observar com atenção os seus próprios seguidores, pois pode haver um micro-influenciador entre eles. Isto seria o ideal, conseguir alguém que já está “in”. Se já é seguidor quer dizer que já é fã do seu negócio ou pelo menos das matérias que publica nas redes sociais.
Pode fazer esta pesquisa manualmente - procurando o seguidor que faz mais likes e com maior taxa de resposta, verificando depois o seu perfil e atividade – ou pode usar uma ferramenta como o Agorapulse que, de forma automática, lhe apresenta o ranking de influenciadores e até de embaixadores da marca (isto é, dos utilizadores que partilharam e ajudaram a promover os seus conteúdos) com base na sua lista de seguidores.
Como estes utilizadores já estão familiarizados consigo e com a marca, é mais fácil atraí-los para “a sua causa” em comparação com utilizadores que não o conhecem. 
Aqui está o sítio ideal para começar a sua campanha de marketing de influência!

Posted in Marketing, Redes Sociais

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