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05junho

Micro-momentos: efeitos práticos em vários setores de atividade

Micro-momentos: efeitos práticos em vários setores de atividade

Chegámos ao nosso último artigo sobre os Micro-momentos, uma visão do efeito prático deste fenómeno em alguns setores específicos.

 

O efeito dos Micro-momentos na indústria financeira

Um setor que não se adivinhava muito propício para o universo digital acabou por ser um dos setores que mais comunica. Depois de todos os bancos permitirem acesso às contas e várias operações através da internet, alguns desenvolveram mesmo aplicações próprias para facilitar essas operações em dispositivos móveis. As operações permitidas também têm vindo a ser alargadas sendo possível, em alguns bancos, abrir contas, fazer aplicações de dinheiro ou pedir empréstimos, tudo enquanto faz a viagem de metro até ao trabalho.
As empresas de crédito são outro dos players que trouxe o seu negócio para a internet, possibilitando tratar de quase tudo online.
Em crescimento estão também plataformas como o Paypal através das quais é possível fazer pagamentos e receber dinheiro em poucos cliques e, claro, através de um simples smartphone.
Ações que, em tempos, eram bastante complexas para o cliente mesmo a nível de processo de decisão de compra - como escolher o banco ideal, pedir um empréstimo ou pedir um crédito - hoje são motivadas por pequenos momentos de comunicação, por um banner, um artigo ou uma publicação de rede social no momento certo.

 

O efeito dos Micro-momentos na indústria de bens de consumo

Sentado no sofá a ver televisão, alguém vê um anúncio sobre algo que lhe interessa, ou uma demonstração de cozinha com uma receita que parece ser deliciosa. Essa pessoa agarra no dispositivo móvel mais à mão e pesquisa no Google a receita ou os produtos apresentados. Este é um Micro-momento.
Estes momentos são de extrema importância para os marketers da atualidade. Os consumidores estão a aproveitar os tempos mortos - enquanto esperam no consultório ou quando estão no meio do trânsito - para fazerem compras através do smartphone, não vão sair à procura do computador mais próximo.
Isto significa que existem consumidores online 24 horas por dia que procuram satisfazer imediatamente as suas necessidades e, de acordo com o Google, estão mais interessados em obter rapidamente o que querem do que em serem leais a uma marca em particular. Por isso, seja a marca que está lá para eles!

 

O efeito dos Micro-momentos no setor imobiliário

A comunicação nos Micro-momentos é desenhada para que os consumidores possam ter uma ação imediata. Esta permite que as pessoas compreendam o que querem e como o podem obter o mais rápido possível.
No caso do setor imobiliário, pode determinar o montante necessário para obter um crédito à habitação, onde o podem obter, saber como é que os pagamentos vão decorrer e descobrir a casa ideal num par de cliques.
Com a ajuda dos Micro-momentos, a equipa de marketing de qualquer empresa imobiliária pode conduzir as pessoas na avaliação das suas decisões de compra e eventualmente convertê-las muito mais depressa em clientes. Isto permite que as empresas deste setor atinjam os objetivos desejados e obtenham resultados de alta qualidade, tudo enquanto evitam um sem número de perguntas, e isso por si só já é uma mais valia.

 

Ao percebermos que setores aparentemente sensíveis como o financeiro e o imobiliário beneficiam cada vez mais de estratégias que aproveitam os Micro-momentos, entendemos facilmente que poucos ou nenhuns são atualmente os setores que se podem colocar à margem deste fenómeno. Os Micro-momentos vieram para ficar e é importante que a sua estratégia de marketing os contemple o mais rapidamente possível, porque pode ter a certeza que a concorrência o fará.

Precisa de ajuda a delinear um plano estratégico para a sua empresa? Contacte-nos já hoje!

Posted in Marketing

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