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26setembro

Porque é importante um blog no seu site

Porque é importante um blog no seu site

Quais os benefícios de ter um blog no seu site?  O site é uma plataforma de marketing e, como tal, tem como objetivo atrair pessoas para os seus conteúdos.

O problema é que estes conteúdos não são renovados com frequência e as visitas acabam muitas vezes por não repetir a experiência. São visitas únicas e está provado que os responsáveis pelas visitas únicas raramente se tornam consumidores. O blog é uma forma de fidelizar visitantes. Ao criar as condições para ter visitas repetidas, o blog cria uma relação entre o visitante e a sua marca.

Os consumidores digitais interagem com motores de busca e redes sociais. Para que consigam descobrir a sua marca nestes locais é necessário que publique conteúdo relevante e útil, que ganhe destaque nas pesquisas e redes sociais.

Se conseguiu uma boa posição no ranking das pesquisas e os visitantes chegaram ao seu site tem que lhes oferecer uma boa razão para aí permanecerem, e para voltarem novamente. Essa boa razão chama-se conteúdo.

Benefícios do blogging empresarial

Sem pretendermos ser exaustivos, estes são os principais benefícios de um blog para a sua marca ou serviço.

Search Index

Um site com pouca ou nenhuma atualização não é indexado pelos motores de busca. Se deseja algum apoio destes para o seu negócio, “alimente-os” com regularidade com novos conteúdos que possam ser indexados.

Prioridade nos resultados de pesquisa

O trabalho dos motores de busca é apresentar ao utilizador as páginas mais pertinentes para as palavras pesquisadas.

Os artigos de blog dominam, com frequência, os resultados de pesquisa. Certamente já se apercebeu que quando pesquisa uma temática, a maioria dos resultados são artigos sobre o tema – e não obrigatoriamente produtos ou serviços relacionados com o tema.

Canal de ligação

O blog é onde partilha com os seus atuais e potenciais clientes informação atualizada e importante. Este canal é totalmente controlado por si e permite-lhe interagir com os seus clientes revelando-se por isso um recurso importante no apoio à experiência de consumo.

Criar confiança

O blog é uma montra da sua competência e conhecimento e ajuda a conquistar e a fortalecer a confiança dos consumidores – fator vital para o sucesso.

Velocidade e Agilidade

O CMS (Content Management System) que suporta o seu blog fornece-lhe uma ferramenta simples e flexível para publicar conteúdos e informações, rapidamente, sem necessitar da intervenção de designers e programadores.

Redes Sociais

Os conteúdos do blog ajudam-no a ser descoberto nas redes sociais. Cada artigo de blog pode ser partilhado nas redes sociais para alargar o seu alcance.
A Madde trabalha consigo para criar conteúdos que potencializem a partilha pelos utilizadores. Um artigo interessante e útil pode ser partilhado milhares de vezes, gerando visitas ao site, leads e, por fim, vendas.

Criação de leads

Cada artigo é um potencial gerador de leads, bastando incluir um call-to-action na página.

Retorno do investimento

Os artigos são recursos com um longo prazo de validade. Um artigo com sucesso continua a produzir efeito nas pesquisas mais de um ano após a sua publicação original. Um blog bem construído diminui os custos de marketing digital e aumenta as vendas.

Tem que ser um blog?

Normalmente os posts de blog assumem a forma de artigos. A Madde aposta em artigos de 1.000 ou mais palavras, uma vez que estes obtêm a maior visibilidade nos motores de busca.

Mas pode ser que o conteúdo que lhe interessa partilhar, ou que se adapta à sua empresa, não passe por artigos de fundo. Talvez a sua marca peça conteúdo como receitas, imagens, infografia, vídeos, e-books ou uma combinação dos vários tipos de conteúdo.

Se for este o seu caso, poderá optar por um HUB de conteúdo. Um HUB é geralmente mais pequeno que um site e maior que um blog. Os melhores são, normalmente, microsites ou sites de recursos em que os visitantes podem encontrar a informação que procuram no formato que mais lhes agrada.

Um bom exemplo é a ferramenta de criação, de hubs, Uberflip.

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Ofereça conteúdo diversificado

O seu hub pode ter uma base 100% blog, e apresentar um mix de conteúdo de diversas fontes – assim aumentará a qualidade e apelará a uma audiência mais alargada. O hub centraliza toda a informação e oferece uma experiência mais interativa e valiosa.

Alguns exemplos de conteúdo possível:

  • Caseiro - conteúdo produzido por recursos internos, ou pela Madde de acordo com os seus objetivos
  • Curado – conteúdo de empresas ou fontes de informação que considera credíveis e de referência
  • Social Media – conteúdo publicado no hub e promovido nas redes sociais, para criar tráfego para o seu site
  • Utilizador – conteúdo criado por clientes e parceiros
  • Publicidade – ofertas da sua empresa e parceiros

E agora, o que falta para começar o seu blog?

Pode contactar já a Madde para conquistar vendas online, ou aguardar pelo próximo artigo onde revelamos como definir um plano editorial para o seu blog.

Posted in Marketing

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