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Saiba como promover um evento através das redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta extremamente poderosa. Aproveitando o contacto direto com o seu público-alvo, é possível a uma marca ou empresa obter maior exposição do seu evento e ainda ajustá-lo de acordo com as expectativas do seu público, dando algum poder de decisão aos seus seguidores.

Comunique o quanto antes

A organização de um evento requer tempo, mesmo quando já se tem muita experiência no assunto. Acontece com frequência: quem organiza está tão focado na logística do evento que se esquece de comunicar atempadamente a sua realização, iniciando a divulgação demasiado perto do grande dia.

Deve iniciar-se a comunicação do evento um a três meses antes da data, consoante a sua dimensão e duração, e no máximo de canais possível – website da empresa, blogue, redes sociais e meios de comunicação social, dependendo também dos canais onde a marca costuma estar presente. 

a) Crie uma página ou evento no Facebook

Uma página específica no Facebook para o evento ajuda a agrupar toda a informação, desde as datas de realização, o programa e o horário, preços, presença de convidados especiais, etc.

b) Crie uma hashtag única

A organização de um evento de sucesso apostará certamente numa hashtag própria, não só para que o público consiga aceder mais facilmente ao conteúdo que é partilhado sobre o tema, mas também para criar aos poucos um espírito de comunidade e pertença à volta da iniciativa. Depois de escolher a hashtag mais indicada para o seu evento, comece a utilizá-la com antecedência, sempre que publica alguma informação sobre o mesmo.

c) Vá partilhando a informação mais relevante

Não espere que o programa do evento esteja 100% fechado para começar a comunicá-lo! Antecipe-se e vá partilhando as novidades com o seu público, de forma regular. Sejam nomes de convidados, patrocinadores ou parcerias! Isto à semelhança do que fazem atualmente os grandes festivais de música, que começam a sua divulgação praticamente um ano antes do evento, quando têm apenas uma ou duas confirmações do cartaz. Desta forma, não só envolve o público na própria dinâmica do evento, como consegue criar momentos de comunicação com valor acrescentado (também para os media).

O evento está à porta? Intensifique a comunicação!

À medida que a data do evento se aproxima, deve intensificar a sua divulgação. Para isso, recorra a vídeos, imagens chamativas e de qualidade, bem como a uma estratégia sólida de comunicação e promoção da iniciativa.

a) Destaque eventos anteriores

Se o evento vai além da primeira edição, então reaproveite o material de eventos anteriores para criar um vídeo promocional (teaser). Esta é uma excelente opção para transmitir a energia, os valores e as emoções certas ao seu público, tornando o evento ainda mais atrativo. 

b) Partilhe no YouTube, Vimeo e Facebook

Duas destas plataformas são especialmente dedicadas ao vídeo, sendo que o YouTube é uma ferramenta poderosíssima. Já o Facebook, mesmo não sendo uma rede social especialista neste formato, privilegia cada vez mais os conteúdos em vídeo. Prova disso é que o upload e partilha de um vídeo diretamente no Facebook tem 10 vezes mais alcance do que a partilha de um link do YouTube, conforme divulgou um estudo da Socialbakers. 

Não descuide o dia do evento

A maioria das pessoas acha que a comunicação de um evento deve focar-se apenas no momento anterior à sua realização e serve exclusivamente para atrair público. Mas isso não é verdade! O dia do evento é extremamente importante e a sua divulgação deve acontecer em todas as frentes:

  • Tenha uma equipa responsável para a função, que crie e monitorize publicações, que gere informações e responda a comentários/mensagens privadas;
  • Incentive o público presente a utilizar a hashtag do evento e a identificar a página oficial da organização nas suas partilhas nas redes sociais, amplificando assim a divulgação do evento – essencial para as próximas edições – e agrupando conteúdo útil para analisar no fim (com o objetivo de medir o impacto da iniciativa);
  • Tire muitas fotografias: as imagens vão ser precisas para anexar aos comunicados de imprensa enviados à posteriori, bem como para fazer publicidade em edições futuras;
  • Faça captação em vídeo, não só do evento em si (ambiente), mas também de entrevistas a oradores e participantes.

O pós-evento também requer trabalho

Não é por um evento terminar que deve cair no esquecimento – mais ainda se tiver sido um grande sucesso! A comunicação pós-evento contribui para alavancar a empresa, inclusive na promoção de futuras iniciativas. E as redes sociais são canais essenciais para partilhar informação à posteriori!

A Madde aconselha a que continue com a comunicação do evento por mais algum tempo! Por exemplo, partilhe as apresentações dos oradores, esteja disponível para responder a comentários e publique fotografias dos momentos mais importantes.

O planeamento da comunicação de um evento é tão importante como a sua organização física, determinando não só o sucesso do mesmo como o impacto gerado pela empresa no setor onde atua. Quanto mais eficaz for a comunicação, maior a probabilidade de chamar a atenção de novos clientes, novos parceiros e até investidores.

Não está a conseguir dar conta do recado? Contacte-nos! A Madde ajuda-o ao nível da organização do seu evento e trata ainda de toda a comunicação para garantir que este seja um sucesso!


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