Blog

04julho

Social Media vs Redes Sociais: descubra as diferenças

Social Media vs Redes Sociais: descubra as diferenças

Engane-se quem pensa que as redes sociais são o mesmo que os social media. As redes sociais são focadas nas pessoas e os social media nos conteúdos. Mas a confusão entre os dois termos é um dos principais pontos de insucesso nos planos de Marketing Digital das empresas, ou seja a falta de diversidade na escolha das plataformas.

É muito importante definir o público-alvo das campanhas mas mais ainda saber onde o encontrar e como fazer-lhe chegar os conteúdos da marca ou empresa. É crucial fazer uma escolha certa das plataformas onde deve marcar presença.

Qual é então a verdadeira diferença entre redes sociais e social media? As redes sociais são apenas uma subcategoria do social media. Este é um termo que deriva da web 2.0 e que se baseia numa lógica de partilha de conteúdos. Os social media são utilizados para identificar o conjunto de plataformas. As redes sociais são apenas uma componente deste ecossistema.

Só para contextualizar, os principais social media no mundo, e ordenados pelo número de utilizadores únicos mensais, são: Facebook, Youtube, WhatsApp, Facebook Messenger, WeChat, Instagram, Tumblr, Twitter, Skype, Linkedin, Google +, Snapchat, e Pinterest.

Uma forma simples de diferenciar os termos é pensar no papel do utilizador em cada. Uma plataforma de social media pretende que o utilizador produza e partilhe conteúdos através de uma relação bidirecional, enquanto que uma rede social está focada no desenvolvimento das relações e interações entre pessoas.

Na Madde compreendemos e estamos atentos a este detalhe tão importante, já que abrimos portas a um número quase ilimitado de possibilidades para promover uma marca ou empresa no mundo digital.

O desafio que temos é conseguir diversificar a estratégia da marca utilizando as melhores plataformas para cada tipo de conteúdos. O contexto do conteúdo é igualmente importante em relação à plataforma e ao público-alvo.

Vamos só olhar para os números da Internet. Mais de metade da população mundial tem acesso à Internet, segundo têm revelado os mais recentes estudos, no ano em que a Internet faz 29 anos. Somos cerca de 7,5 mil milhões sendo que 51% têm acesso à Internet. Mais de 66% da população tem acesso a um dispositivo móvel e 34% acede às redes sociais via mobile. Verifica-se assim que há ainda um grande potencial de crescimento.

Afinal, os Social Media são uma oportunidade de ouro para os negócios e as empresas já começam a perceber que têm de estar na corrida.

Para entrar na maratona, fale connosco.

Posted in Marketing, Comunicação, Redes Sociais

Quer manter-se atualizado? Subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

Estamos loucos para ouvir o seu pedido.

A Av. Marquês de Tomar 33 - 3º Esq
1050-153 Lisboa, Portugal

T (+351) 213 153 105

F (+351) 213 158 074

Nota: Este site utiliza cookies para melhorar e personalizar a navegação dos utilizadores. Ao continuar a navegar no nosso site ou ao fechar esta mensagem está a aceitar a nossa política de privacidade e de cookies.

I understand