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Agência Digital

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Tendências do marketing digital para 2019 (4 de 4)

No último artigo desta série de quatro episódios abordamos duas tendências de Marketing ligadas ao extraordinário progresso da ciência. A pesquisa por voz e a inteligência artificial (IA).

Voice Search

Praticamente um terço das 3.5 mil milhões de pesquisas diárias feitas no Google é efetuada por voz. E as previsões apontam que este valor crescerá para os 50% até 2020.

O que representa isto para o Marketing? Sabemos que o Search Engine Optimization (SEO) é vital em qualquer plano de Marketing, por isso está na hora de começar a preparar as suas palavras-chave para o futuro. Pense no que as pessoas poderão dizer em vez do que poderão digitar. Cada vez mais, em vez de alguém escrever “Melhores restaurantes de sushi”, irá perguntar em voz alta “Onde posso comer sushi?”. A equação é simples: se não usar as palavras-chave adequadas à pesquisa por fala, arrisca-se a perder potenciais clientes.

Não só a Voice Search é mais conversacional do que a pesquisa escrita, como a localização é um factor considerado pelo equipamento, uma vez que os smartphones e equipamentos como a Alexa e Google Homes baseiam as suas respostas na localização do utilizador.

Outro ponto muito importante – e que o levará a considerar a Voice Search em 2019 – são os resultados da pesquisa. Quando realizamos uma pesquisa no browser do Google, obtemos centenas de páginas de resultados, daí que não seja difícil que o seu site seja um deles. Mas quando colocamos uma pergunta à Siri, surgem-nos apenas “um punhado” de resultados ou mesmo só um. Se o seu website é um destes resultados, então a taxa de cliques (CTR) será muito maior. Todos os negócios gostam de surgir no topo das pesquisas, mas para isso é crucial adequar a estratégia de SEO da sua marca à pesquisa por voz. 

Além de consultar a Madde, tenha em consideração os seguintes pontos ao preparar o seu SEO em 2019:

  • O Google e outros sistemas de pesquisa favorecerem os resultados localmente próximos à pesquisa. Isto ainda é mais evidente nas pesquisas por voz.
  • A maioria das pesquisas por voz via Google apresenta nos seus resultados apenas sites de classificação alta, o que aumenta a pressão sobre as marcas para manterem uma presença relevante e de alta qualidade, de forma a garantirem uma posição de destaque para uma pesquisa específica.
  • Normalmente as pesquisas por voz são interacções mais curtas e pontuais, que buscam informações de uma forma semelhante ao que antigamente se fazia com uma lista telefónica. Esta noção é importante pois significa que, enquanto marca, terá menos tempo para causar uma boa impressão. Ao mesmo tempo, tenha consciência de que a Voice Search provavelmente irá evoluir para algo diferente e mais complexo num futuro a curto-prazo. Antecipe-se e marque o seu território agora!

Graças à evolução tecnológica e à imensa penetração dos smartphones no nosso dia-a-dia, a interação verbal aumentará. Esta é a forma de agir preferida das pessoas e os equipamentos estão a proporcionar-lhes esta acção.

Isto traz novos desafios ao Marketing, não só porque falar não é o mesmo que escrever, mas também porque os resultados de pesquisa apresentados pela Voice Search são verbais e frequentemente surge apenas um resultado.

A preparação do seu SEO para a pesquisa por voz exigirá uma abordagem diferente, sendo esta uma área do Marketing Digital que não pode ser ignorada pois os consumidores confiam nesta ferramenta mais do que nunca. Eis um exemplo prático. Em breve, as meta-descrições do seu website deverão ser otimizadas para que se "leiam melhor" em voz alta - ao serem ditas - em vez de manterem o estilo telegráfico usado para uma abordagem de pesquisa baseada estritamente no texto.

Inteligência Artificial

Mil milhões de dólares são quanto o Netflix diz ter poupado graças à IA. Segundo esta empresa, o melhor conhecimento do comportamento dos clientes, proporcionado pela IA, permitiu otimizar as compras e a ofertas dos conteúdos.

E se é verdade que o Marketing Digital ainda se constrói com base nos fundamentos da comunicação humana, também é verdade que já não se pode ignorar o poder da IA em 2019. Na área do Marketing, a IA é atualmente um recurso para analisar padrões de pesquisa, dados comportamentais do consumidor, posts nas redes sociais e blogs, de forma a obter informações importantes, e inclusive para automatizar o atendimento ao cliente. A IA oferece-nos uma análise de dados cada vez mais eficiente, facilitando aos profissionais de Marketing a personalização de conteúdos e experiências para os clientes.

E no fundo é disto que falamos - personalização. Os algoritmos de análise de dados permitem aos sistemas de IA aprender tudo sobre um determinado cliente para selecionar a solução mais provável de atrair essa pessoa. A arte do Marketeer consiste então em saber quais os dados relevantes indicar à IA, considerados não só na análise do comportamento do cliente/potencial cliente, bem como na determinação da solução a apresentar-lhe.

Para integrar a IA no Marketing da sua marca, a Madde:

  • Identifica quais as áreas em que a IA pode ajudar. A tecnologia AI deve acrescentar algo ao seu conjunto existente de serviços ou produtos, caso contrário será considerada supérflua. Se a recolha e análise dos seus dados for atualmente ineficiente ou mesmo inexistente, aconselhamo-lo a que use IA.
  • Analisa a ligação entre o mobile e a IA. Em que medida pode usar o telemóvel como unidade central de controlo dos seus serviços e produtos, para si e para o seu cliente?
  • Cria Marketing de previsão, usando a IA para prever o que o cliente desejará a seguir. Utilizando esta tática, a sua marca pode enviar mensagens direcionadas ou realizar compras de anúncios de forma mais estratégica.

Melhore as atividades de gestão e conversão de clientes usando a IA – mais um exemplo, aliando a IA aos chatbots. 

As tendências que analisámos nestes quatro artigos são certezas. Algumas já são estratégias maduras e implementadas, outras estão ainda a dar os primeiros passos. Numas ou noutras, os primeiros a adotá-las terão certamente menos custos e maiores proveitos.

Não perca tempo. Junte a sua inteligência à da Madde e ganhe o futuro agora. Em 2019.