E o que é a Customer Journey?

E o que é a Customer Journey?

Índice

“Customer Journey”, cuja tradução varia entre “jornada do cliente” ou “viagem do cliente”, é todo o processo de interação do cliente com a marca, desde o primeiro momento de contato até que deixa de ser cliente (impensável, claro!).

Começa com a fase de conhecimento, onde o cliente sabe pela primeira vez sobre a marca e começa a interagir. A próxima fase é a de investigar mais a fundo a marca até realizar compras. A jornada só termina se o cliente parar de se relacionar com a marca de toda e qualquer forma (o impensável, reiteramos).

Em baixo pode observar um mapa de viagem, em detalhe e as ações de comunicação mais adequadas a cada fase. Não serão as únicas, mas as mais comuns e com resultados mais expectáveis.

Sim, tem toda a razão. Não é nada de novo. Já anda por cá há algumas décadas esta abordagem. Mas, se por um lado alguns comportamentos vão se alterando e novos meios de contato vão surgindo, por outro existe a incómoda questão. Sim, não é novidade, mas usa esta abordagem (ou, usa-a como deve ser)? Olhe que é importante usar, e bem!

E porque é importante conhecer a “customer jorney” da minha marca?

Porque tem que criar estratégias que mantenham os seus clientes interessados ​​e a voltar.

O que nos leva à tarefa de “gestão da customer journey” (GCJ).

GCJ é o processo de identificar quais as informações/mensagens que os clientes necessitam em cada fase de sua jornada para movê-los para a próxima etapa. Por exemplo, se um cliente está a pesquisar a sua marca, temos que saber como convencê-lo a fazer a compra. E, após a compra realizada, o GCJ inclui ações que tornem esse indivíduo um cliente recorrente. Trata-se, então, da definição de quais os tipos de mensagens a enviar aos clientes e quando, com o propósito de apoiá-los e motivá-los em cada fase do processo de compra.

Fazemos uma pausa na viagem, para confirmar que o GPS está apontado a “Customer Journey” e não “Customer Experience”. A primeira, é o trajeto que o cliente segue, e o que faz em cada etapa desse trajeto de interação com a sua marca. A última, é a sensação, ou avaliação, global que o cliente obtém de toda a viagem.

Voltando ao caminho, e sabendo que o objetivo é que o seu cliente complete a viagem, qual o benefício que pode tirar de a analisar e programar ao detalhe?

Convencido? Vamos a isso? 

Quais são as etapas da gestão da “customer journey”?

Tudo começa com a recolha e consolidação de dados. O ideal é que já tenha recolhido e reunido todos os dados dos diferentes pontos de contato, para que possamos ter uma visão holística dos seus clientes.

A seguir, procuramos segmentar os clientes em diferentes “grupos” de viagem para identificar que clientes estão em cada fase.

Após isto, com a sua plataforma de marketing, criaremos e enviaremos as mensagens por e-mail, SMS, push, TV, rádio, direct mail, call center, social media, etc. para atingir o seu público, dependendo das preferências de cada grupo/fase do cliente.

Para fechar este ciclo, analisaremos quais os clientes que reagem a que tipo de mensagens, em que fases da viagem e se as campanhas de marketing foram bem-sucedidas ou não. Para realizar esta análise, necessitamos de tudo, desde dos dados até á estratégia de transformar os dados em ação.

Como é que pode integrar ou melhorar a gestão da customer journey da sua marca?

De forma simplificada, há que determinar uma ferramenta para a recolha e centralização de dados. Escolha que pode passar por alguma já existente até à criação de uma personalizada. Tendo a recolha e reunião de dados alcançada, passamos à segmentação dos clientes, identificação das suas etapas, criação de mensagens para cada binómio segmento/fase, escolha de canais de comunicação, lançamento e monitorização de campanhas de marketing. Analisar os rácios de conversão em cada fase, gerando cenários A/B para descobrir melhoramentos possíveis. Recolher os novos dados, e analisar para validar as configurações e campanhas já feitas, ou alterar para melhorar um novo ciclo… ou…

Contatando a Madde pois como já diz o provérbio “Se quer ir depressa, vá com a Madde. Se quer ir longe, vá também com a Madde”. Teste-nos! 

Vamos partir?