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A Revolução chegou às farmácias!

A revolução digital no mundo farmacêutico não se avista. Já chegou, na verdade. O futuro já não está tão longínquo assim. Está agora presente no nosso dia-a-dia, e é responsável pela sustentabilidade de muitos negócios de sucesso.

Não vale a pena negar ou resistir. O conceito de farmácia, em que a relação presencial entre farmacêutico-cliente é vista como primordial, encontra-se alterada. O consumidor está maioritariamente atrás de um ecrã, de onde aguarda um atendimento diferenciado, personalizado e sem complicações.

Segundo a Marktest, atualmente 76% dos portugueses com mais de 15 anos estão online, resultando numa tendência crescente do online shopping ou e-commerce  em Portugal.

No universo farmacêutico verifica-se um gradual acelerar do processo de inovação. Certamente já se deparou com publicidade online de um e-commerce de farmácia, talvez até já tenha feito uma ou várias compras numa farmácia online... Seja de um medicamento não sujeito a receita médica ou de algum artigo de cosmética, por exemplo. Se sim, então sabe do que falamos. 

É determinante que as marcas da indústria se ajustem e acompanhem a (re)evolução em que nos encontramos. Esta é uma realidade que não tem em vista o seu abrandamento. O consumidor aprecia cada vez mais a possibilidade de escolher os artigos que deseja com calma, na tranquilidade do seu lar – ou não, uma vez que também isso se alterou. Estamos a viver o presente e o futuro: o consumidor não escolhe hora ou lugar para comprar, e a indústria farmacêutica deve adaptar-se a essa realidade, oferecendo atendimento online aos seus clientes, de modo a manter o sucesso do seu negócio.

O consumidor faz uma pesquisa cada vez mais específica nos motores de busca como “Farmácia no Estoril” e se a farmácia em questão não se encontra online, é como se não existisse. O consumidor acaba por preferir e investir nas farmácias que lhe surgem de imediato aquando a sua pesquisa, mesmo que essa farmácia seja longe da sua área de residência. Pois, neste caso, não importa. A sua encomenda vem ter direta a casa.

As farmácias com presença digital de qualidade comunicam para um público mais amplo e abrem o seu leque de oportunidades.

Esta comunicação é feita em diversos formatos,  através da divulgação de pequenos vídeos, aconselhamento via chat, áreas reservadas exclusivas para clientes, entre outras ferramentas e funcionalidades. Queremos reforçar a importância de uma estratégia de comunicação global eficiente, da aposta em redes sociais, da familiarização com o social CRM (Customer Relationship Management), do envio de newsletters, e da importância de investir na visibilidade online nos motores de busca.  Acima de tudo, a marca deve estar informada das suas possibilidades e munida de uma estratégia que potencie a sua reputação e carteira de clientes.

Nesta revolução digital farmacêutica, não se prevê um retrocesso.

O consumidor não vai deixar de estar online. A disponibilidade de informação em tempo real tem possibilitado a consciencialização da população sobre diversos temas de saúde. Com o avançar da tecnologia, o consumidor vai ficando cada vez mais exigente, e as marcas que não atendem às suas necessidades, acabam por cair no esquecimento. Para além de um atendimento personalizado, a rapidez e a praticidade são dois elementos fundamentais para causar boa impressão no utilizador.

Acrescentamos ainda mais: Não se assuste com esta revolução. Sinta-se inspirado por ela! Mesmo que haja um ecrã a separar a interação entre farmacêutico e cliente, haverá sempre uma forma de humanizar a tecnologia e manter um atendimento personalizado. A sua marca só tem de utilizar as ferramentas certas.

Temos a receita para o crescimento saudável do seu projecto, e podemos marcar a consulta já esta semana!

 

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