negócio online

Benefícios do TikTok no mundo empresarial

A sua empresa tem acompanhado as mais recentes necessidades dos consumidores? Será que o Instagram e o Facebook ainda são suficientes para garantir a notoriedade pretendida? O Tiktok tem vindo a revolucionar o uso das plataformas digitais e a forma como as mesmas são percecionadas, poderá também ser um meio para alcançar objetivos empresariais?

No primeiro trimestre de 2020, precisamente numa altura de distância e isolamento total, o Tiktok veio trazer novas formas de comunicação, bem como atividades interativas associadas ao lazer.

Há quem diga que foi graças às adversidades da Covid-19 que o Tiktok se tornou no fenómeno de sucesso mundial que hoje presenciamos. Se inicialmente era vista como uma aplicação direcionada a adolescentes, rapidamente garantiu uma abordagem bidirecional, dando às empresas a perceção dos benefícios que a aplicação digital lhes podia oferecer, passando a ser um local de trabalho interativo, informal e descontraído.

Nova Abordagem de Marketing

O TikTok veio introduzir uma nova abordagem de marketing e publicidade. Aqui as publicações estáticas não são uma opção e tiveram de se adaptar à necessidade de transformação da forma de comunicar e responder ao principal propósito dos utilizadores – ter interação com o meio envolvente e captar a atenção do mesmo.

Atualmente, é importante que as empresas se preocupem não só em estar onde o seu público-alvo está, mas também em seguir as novas tendências. Neste contexto, o tom formal a que as empresas estão habituadas noutras redes não se enquadra na aplicação em questão. Assim, a principal lição do TikTok é precisamente que a publicidade pode estar intrinsecamente associada ao entretenimento e a criatividade associada à comunicação.

O objetivo de qualquer organização é criar uma campanha viral. Posto isto, com o apoio do TikTok e a sua correta utilização, rapidamente se chega a um elevado número de pessoas a um baixo custo. Isto deve-se ao facto do engagement nesta aplicação superar os níveis das suas principais concorrentes, uma vez que o feed deste é apresentado para haver uma constante interação com todos os vídeos apresentados.

Conhecer O Público-Alvo

Para que a utilização da aplicação tenha sucesso, é necessário que as organizações conheçam a sua audiência, qual o seu comportamento na própria rede e o que tem sido feito pela concorrência, uma vez que a inovação é um dos elementos chave.

A força desta aplicação está precisamente no facto da sua população ser profundamente segmentada, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos. Esta segmentação pode ser um fator benéfico para uma empresa que tenha compatibilidade entre a faixa etária do seu target e os utilizadores da aplicação. No entanto, este fator pode não ser visto como limitativo, basta conhecer o cliente e customizar o conteúdo.

Criatividade aliada à Comunicação

Ao fazer uso das tendências, enquadradas com as estratégias da empresa e aliadas aos objetivos pretendidos, é possível atingir elevados níveis de sucesso com a utilização do TikTok.

O Marketing de Influência, que permite a criação de parcerias com influenciadores, ou as hashtags são ferramentas que se mostram essenciais para atingir uma maior interação com os utilizadores e que podem ser utilizadas pelas empresas para garantir uma maior satisfação e fidelização, concretizadas pelo maior engagement.

Com o TikTok, o segredo está na capacidade de aliar a criatividade à comunicação, de forma concisa e percetível.

Exemplos De Sucesso

@Sumol

A marca que se iniciou no TikTok apenas em Março de 2020 conta já com cerca de 40.7K seguidores. A conta da sumol é logo apresentada com um dos principais benefícios da app, o uso da hashtag #OrgulhosamenteSumol. Desde logo, apostou nas parcerias jovens, representativas da própria marca, e nos desafios.

Os seus vídeos passam por demonstrar os valores jovens e dinâmicos da marca, enquadrados no uso da aplicação.

 @DisneyParks

Inicializou-se no mundo do TikTok com o objetivo de partilhar a magia dos parques e das personagens Disney, utilizando-se das hashtags e desafios. Descrita como “The Happiest Place Online” conta com 1.6M seguidores e cerca de 20.0M likes.

Pouco tempo depois, cria uma segunda conta referente às animações e filmes presentes na nova plataforma Disney+. Atualmente, a sua audiência é de 531.0K e 1.7M likes.

Concluindo

O TikTok poderá poderá também ser um meio para alcançar objetivos empresariais? A resposta é SIM, se tiver conhecimento da sua audiência e do que estes procuram, assim como bem definidos os seus objetivos. A Madde ajuda-o não só a delinear uma presença de qualidade na rede social mais relevante da atualidade, como também a perceber qual a estratégia mais adequada para o sucesso da sua empresa

Contacte-nos

Por favor preencher este campo
Por favor preencher este campo
Invalid Input
Invalid Input
Por favor preencher este campo
Invalid Input
Por favor confirme que não é um robô (hen?)


© 2021 MADDE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO SITE