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Storytelling – A arte de contar histórias

 

A arte de contar histórias está presente em todos nós, faz parte da nossa natureza humana. No entanto, as marcas podem e devem beneficiar desta capacidade humana de comunicar – de contar histórias -, se o souberem aproveitar da melhor forma.

O Storytelling pode ser a ferramenta ideal para completar a sua estratégia de marketing e garantir uma maior aproximação ao seu público-alvo.

O poder de uma história

Atualmente, é notório que existe uma maior e mais feroz competição das marcas no digital. Isto acontece devido ao facto de os conteúdos poderem ser criados mais facilmente, o que leva a uma publicação e divulgação dos mesmos de forma mais célere.

Com a emergência de informação constante, não é de estranhar que os consumidores procurem algo que os possa cativar e captar a sua atenção. Procuram autenticidade, criatividade, mas aciima de tudo procuram marcas que lhes falem diretamente.

Se por um lado, este crescente interesse pelo genuíno e envolvente, revela o poder e alcance que uma história pode ter junto do público. Por outro lado, se o seu conteúdo não se mostrar relevante será mais difícil manter o público-alvo conectado.

Assim, não só é importante a história que se conta, mas também a forma como esta é contada. Um conteúdo relevante aliado a um visual apelativo resultará numa maior conexão dos seguidores da marca.

Em que consiste o Storytelling?

De um modo geral, o storytelling consiste na atividade de comunicar através da criação de narrativas. Esta forma de comunicação permite transmitir ideias, conceitos e produtos de forma criativa, com o intuito de envolver pessoas.

É por assim dizer, uma estratégia que visa contar “uma história”, com o principal objetivo de estabelecer uma relação direta e duradoura com os clientes.

Esta atividade é utilizada para que as empresas possam demarcar as suas ideias, criando conteúdos exclusivos, criativos e inovadores, que vão contribuindo para a perceção que o público tem sobre os seus produtos e serviços.

O storytelling permite não só persuadir a audiência, como também estabelecer uma relação de confiança.

De facto, temos percebido que uma história bem contada apresenta resultados muito positivos na notoriedade das marcas, e consequentemente no aumento das suas vendas.

Por isso, esta estratégia deve ser intencional, planeada, constante e focada nos objetivos da marca, para que constitua uma mais valia em relação à concorrência.

O forte aliado do Marketing de Conteúdo

O Storytelling tem vindo a assumir relevância nas estratégias de marketing de conteúdo. Nas estratégias mais elaboradas e vencedoras, são utilizadas conexões emocionais, são contadas boas histórias, que resultam numa audiência diretamente envolvida.

Sabendo à partida que os consumidores procuram histórias envolventes, as marcas recorrem aos argumentos mais emotivos para que haja um crescimento do reconhecimento da marca e uma expansão do seu conteúdo.

Este lado afetivo e emocional permite não só aumentar os níveis de engagement, como também captar a atenção de um maior número de pessoas, o que resulta diretamente no crescimento de potenciais consumidores.

Fundamentos do Storytelling

1. Definir o target

Definir um público específico para quem queremos comunicar. Este fator beneficia a definição do produto e toda a estratégia de comunicação.

2. Definir uma meta

Definir objetivos realistas é fundamental para manter a eficácia da estratégia e não perder potencial. Para completar, a criação de um cronograma pode facilitar na medida em que lhe permite ter um trabalho mais organizado, produtivo e regular.

3. Utilizar narrativa

A narrativa pode ser um elemento-chave para aumentar conversões. Este fator permite-lhe desenvolver estratégias de conteúdo e liderar com o diálogo. Apelar às emoções certas, dependendo da história que pretendemos contar, pode ser o fator fundamental para o sucesso do storytelling.

4. Construir argumentos de autoridade

Criar um nível de influência, para depois poder aumentar o nível de confiança com os seus consumidores. As crenças e afirmações podem ser ampliadas se formos capazes de influenciar e converter o público à nossa marca.

 

A força do digital está presente em todas as áreas. Se tiver ao seu alcance as ferramentas certas para uma estratégia de sucesso, os seus resultados são garantidos.

O Storytelling vai muito para além de contar apenas uma história.

Com a nossa ajuda pode ir mais além na sua história.

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