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Online ou Offline Branding – choose wisely!

 

Por muito boa que seja a sua estratégia de marketing, existe sempre forma de a melhorar. E uma forma de o fazer é decidir que foco dar a cada uma destas vertentes – online e offline.

Para tomar esta decisão, e definir a estratégia certa, há que perceber o que são cada uma destas vertentes, as suas vantagens e desvantagens e, o mais importante, como usá-las.

Pela densidade do tema, vamos dividir esta “viagem” em duas etapas. Neste artigo veremos a definição e formas de cada dimensão do brand marketing.

O que é o online branding?

O branding online abrange a utilização dos vários canais e ferramentas existentes na web para divulgar uma mensagem sobre a marca, produtos ou serviços da sua empresa para os seus clientes, existentes e potenciais.

De entre as várias ferramentas online podemos referir, como exemplo, o e-mail, as redes sociais, a publicidade digital, o SEO, os websites, os blogs, os influencers e mesmo sites de grande impacto como a Amazon.

No fundo, o objetivo do marketing digital é colocar a sua mensagem nos hotspots digitais que os seus potenciais clientes habitualmente frequentam.   

Algumas formas de online branding

Para lhe darmos uma ideia melhor de como pode ser o marketing de marca online, aqui estão alguns exemplos (não vamos mencionar o website porque colocámo-lo no texto sobre os anos 90).

Email Marketing

A utilização do email para divulgar a marca, a par dos websites, é a mais antiga forma de promoção online.

Será raro o website ou campanha digital que não incentive, e ofereça alguma forma de benefício, pela subscrição de uma newsletter da marca. Se o seu caso é “raro”, então saiba que o seu marketing digital tem “pés de barro” (só não dizemos que não tem pés nem cabeça porque somos simpáticos).

As newsletters são uma excelente ferramenta, pois o seu envio regular motiva os seus assinantes a agirem, seja fazendo uma compra ou reencaminhando seu e-mail para um amigo que possa estar interessado. São aquela “conversa” regular que evita que a sua marca caia no esquecimento, evitando ser aquele “amigo” que só diz alguma coisa quando precisa de um favor (neste caso, que lhe compre alguma coisa).

No entanto, existem algumas desvantagens em enviar muitos e-mails. Alguns destinatários podem confundi-los com spam e não “clicar” neles. Portanto, é crucial manter a “conversa” interessante e adequada para maximizar seus esforços de marketing. 

Google Ads

Existem vários formatos mas vamos ocupar-nos somente com a rede Display.Tratam-se de anúncios que a Google colocará em sites relevantes para a sua mensagem e definição de target. Podem ser anúncios de texto, vídeo ou gráficos.

São uma opção económica e oferecem vários dados analíticos para medir o desempenho (porque sim, o desempenho é o que realmente interessa). Além disso, terá certeza de que os seus anúncios serão colocados nos sites adequados ao público, pois eles são escolhidos com base nas palavras-chave que escolher.

No entanto, é necessário conhecimento e talento na segmentação por palavra-chave específica, caso contrário, é fácil o Google interpretar mal e colocar os anúncios no lugar errado.

Também é fácil ser cobrado em excesso por esses anúncios, pois poderá estar a pagar por recursos extras - alguns dos quais podem não ser necessários para a sua marca. Por exemplo, mesmo que queira que os anúncios só sejam exibidos em browsers de desktop, pagará por métricas mobile.

Webinars

As pessoas estão sempre dispostas a aprender coisas novas e saber como tirar o máximo benefício do seu produto/serviço. Se tem conhecimento ou experiência que pode ser útil para os seus consumidores, convém adoptar os webinars para o seu arsenal de marketing digital.

Uma das dimensões mais importantes do marketing é a construção de reputação. E nada contribui mais para isto que ensinar, ou orientar. E é esta a enorme vantagem dos webinars – colocá-lo como referência de conhecimento e, por efeito halo, assegurar que o seu produto/serviço são A referência.

Cudados a ter. Escolher um bom parceiro. Em primeiro lugar, porque os problemas técnicos podem atrapalhar a experiência do público, especialmente se optar por sessões ao vivo. Depois, porque têm algum custo e mal divulgados e apoiados estará a pregar aos peixes. Além disso, a produção de webinars pode ser bastante demorada. Portanto, certifique-se que tem tempo e recursos para se dedicar a isto, pois não é com um único que colherá benefícios.

Anúncios YouTube

Também pode anunciar a sua marca usando o YouTube, onde os anúncios são reproduzidos no início dos vídeos mais curtos, bem como durante os mais longos.

O YouTube tem- se afirmado como a plataforma de publicidade digital preferencial, ficando somente atrás do Google (Isso… Google, Youtube e depois aquelas coisas como Face, Insta, Tiks e tal). Em 2017, os vídeos no YouTube geraram uma impressionante receita 2,59 mil milhões de dólares! Sem dúvida o sítio mais in para ser visto.

Ainda assim, existem alguns contras nesta plataforma. Por um lado, não terá muito controle sobre o conteúdo junto ao qual os seus anúncios serão exibidos, pelo que podem aparecer em alguns vídeos sem interesse para o seu público-alvo. Por outro lado, muitos utilizadores do YouTube (mea culpa) saltam os anúncios sempre que possível. Portanto, mesmo que sejam vistos pelo seu público-alvo, não há garantia de que tenham impacto (mas há várias soluções para isto)!

Social Media Marketing

A maior vantagem desta ferramenta é ser gratuita. Existindo também a possibilidade de publicidade paga, o nosso foco nas redes sociais é criação de relação e não a simples promoção.

Assim, devemos partir da criação de conteúdo de interesse e utilidade para a posterior promoção do mesmo. O valor do conteúdo é sempre mais importante que o valor de investimento em publicidade. Pagar por publicidade para um conteúdo sem relevância é deitar dinheiro fora (mais vale comprar bitcoins, é garantido!). Mas se tiver bom conteúdo, não hesite. Patrocinar posts é a mais rápida maneira de alargar audiência.

As armadilhas desta ferramenta são a inconsistência e ausência. Se está, esteja sempre. Não tenha uma página cujo último post não tenha sequer ouvido falar de “covid”. Esteja com presença assídua e frequente. Descubra o seu ritmo e mantenha-o.

SEO

Obrigatório.

E podíamos passar para a próxima ferramenta, mas vamos dizer algo a bem do SEO (piada intencional).

Um bom SEO melhora a presença de sua marca na web, o que significa que o seu site será fácil de encontrar nos motores de busca - isto, por sua vez, irá apoiar os seus objetivos. Sejam estes, a venda, a criação de reputação, o lançamento de um produto ou serviço, etc. No entanto, nem tudo é dourado no mundo do SEO, e existem algumas desvantagens.

Os primeiros passos não implicam custos com publicidade e, não nos cansamos de dizer, obrigatórios. No entanto, se realmente quiser usar o SEO para aumentar a sua pegada digital, terá que investir “a sério”.

Considere que é um processo que leva tempo e não pode ser visto como uma solução rápida. Ao contrário dos Google Ads, onde pode começar a notar o desempenho instantaneamente, as atualizações de SEO levam tempo a surtir efeito.

O que é o branding offline?

Ou marketing boomer (como dirão os seus jovens criativos). O marketing offline engloba, por contraste, os métodos de promoção que eram usados antes do advento da internet. A televisão, imprensa, materiais impressos.

Será muito arriscado desinvestir nestes meios. Em boa verdade, para alguns públicos e gamas de serviços ou produtos, estes meios são os que realmente incentivam à ação.

Algumas formas de offline branding

A 3 de fevereiro de 1468, nascia em Mainz na Alemanha, Johannes Gutenberg… não é preciso tanto detalhe? Ok…

Direct mail

Antes do E-mail existia o D-mail (mas ninguém o chamava assim, pois ainda se gostava de escrever as palavras). Era o correio publicitário que se enviava para a casa dos consumidores.

O seu sucesso assenta na criatividade do conteúdo. Tanto poderia ser o simples flyer como conter brindes e cupões de desconto. 

A principal vantagem destas campanhas é permitir que atinja um nicho de público diretamente. Também permite fornecer mais informações do que se poderia espremer num tweet ou Google Ads.

No entanto, os custos começam a aumentar rapidamente. E muitas pessoas vêem-no como lixo ou dano ecológico e podem gerar badwill pela sua marca.

Outdoors

Estes grandes formatos físicos chamam a atenção do público e, obviamente, ainda funcionam muito bem na era digital de hoje. Não há como “desligá-los” ou passar para o próximo. Estão ali à sua frente! Prova disso é que mesmo as grandes empresas de tecnologia, como a Samsung ou Netflix, ainda investem boa parte dos seus budgets em anúncios outdoor

Esses tipos de anúncios permitem que obtenha um bom retorno do seu investimento, e muitos profissionais de marketing vêm os custos como um investimento. Pois os anúncios físicos promovem a sua marca para um público muito mais amplo. Não será apenas o seu público-alvo definido que os vê - o que significa que pode atingir um novo público-alvo que não tinha considerado.

Como desvantagens principais existem os seus custos e, também, poderem ser considerados como pouco amigos do ambiente (nem que seja o visual)

Seminários

Se a sua área é o B2B apresentamos-lhe a sua próxima ação de comunicação - Seminário

Organizar um seminário dá-lhe uma plataforma na qual pode demonstrar a sua experiência e expertise no setor a um público focado. Para além das redes de contatos que pode criar nos “breaks”.

No entanto, os seminários não são para todas as empresas. Demoram tempo a executar com eficácia, e tempo é dinheiro. Se não tem dimensão para sustentar os custos até chegarem os retornos então não é uma boa opção.

Publicidade em TV

Quem não tem um anúncio de TV preferido? Eu digo um dos meus, “Não, não, o coelhinho veio com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo” (dizer a rapariga de patins da Martini parecia mal). Qual o seu?

É este o poder da publicidade na televisão. Um bom anúncio vende o seu produto agora e daqui a anos. Diga-me o seu banner digital preferido?

Embora os serviços de streaming sejam extremamente populares, ainda existem milhões de pessoas em Portugal a olhar para uma TV todos os dias, particularmente no seu tempo de descontração ao final do dia. E que melhor mindset para transmitir a sua mensagem que quando o seu público acabou de pensar “finalmente, descansar um pouco”?

Para além de promover (como todos os outros), um anúncio na televisão dá uma reputação à sua marca que nenhum outro meio dá. Além disso, normalmente, pode escolher a hora do dia em que seu anúncio é transmitido, o que significa que pode garantir que os anúncios sejam exibidos quando o seu público-alvo está a ver.

Desvantagens? Acima de tudo a sua perceção dos valores a pagar. Serão custo reputacional ou investimento comercial? É uma ferramenta que exige uma clara definição e compromisso com os objetivos que tem para a sua marca.

Demonstrações ao vivo

Porque não proporcionar um contato, isento de compromisso, com o seu produto ou serviço? Uma demonstração ao vivo.

Seja uma degustação do seu novo queijo ou a condução da nova escavadora, esta experiência em primeira mão pode ser o “empurrãozinho” final para a compra.

Esta abordagem também permite que, ao levar os seus produtos diretamente aos clientes, exalte as virtudes e explique aos consumidores por que precisam comprar a sua oferta.

Existem riscos naturais com a logística e a execução de eventos, mas não deve recear. Basta lembrar as apresentações de novos iphones, por um dos maiores gurus do marketing com um dos maiores budgets do mundo. Falhas atrás de falhas... e mesmo assim um dos produtos mais vendido em todo o mundo, e visto como símbolo de status.

 

Existiriam outras ferramentas a colocar nesta lista, mas queremos que seja você a completar. Diga-nos outras ferramentas, vantagens e desvantagens que gostaria de ver nesta lista!

Ficamos a aguardar!

E para a semana publicaremos as vantagens e desvantagens das abordagens offline e online, e como combinar ambas para o sucesso do seu marketing.

 

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