relatórios anuais

Relatórios e Contas: Saldo positivo com imagem positiva!

Sabemos que as palavras ‘relatório’ e ‘contas’ juntas podem assustar, mas não tema! Apesar da apresentação do Relatório & Contas anual ser um dos momentos de comunicação institucional e financeira mais importantes de uma empresa, o resultado final não precisa de ser complicado ou aborrecido. Com o design certo, até quem não possui especial interesse em números vai ficar com vontade de ler! 

Sabe realmente do que se trata um relatório e contas?

A Madde explica! Todos os anos as empresas fornecem um documento – Relatório & Contas – aos seus stockholders (acionistas), investidores, colaboradores e outros interessados nas operações e condições financeiras da empresa. Documento esse que apresenta a empresa como um todo e explica detalhada e articuladamente os resultados financeiros do último ano. A sua apresentação é um momento único de comunicação, devendo ser coerente com a filosofia e identidade visual da empresa. Neste sentido, deve ser apresentado tal e qual como gostaria que a marca fosse vista e reconhecida pelo público.

Em empresas com capital aberto, a comunicação pública dos resultados financeiros é obrigatória, ao contrário das empresas com capital fechado, onde não existe essa obrigação. No entanto, é aconselhável fazê-lo de modo a partilhar este tipo de informação-chave com os investidores.

As vantagens para a sua empresa em apresentar um Relatório & Contas bem feito são inúmeras, mas a Madde selecionou as mais importantes:

  • Informação clara e organizada
  • Imagem atrativa e diferenciadora
  • Captação de investimento
  • Desenvolvimento de notoriedade e valor acrescentado para a marca
  • Valores da marca refletidos no relatório

A imagem não é tudo, mas conta muito!

É importante definir previamente a mensagem que aspira transmitir com a leitura do Relatório & Contas da sua empresa - não deve ser somente um depósito de informação. Por outro lado, a sua arte gráfica também requer um planeamento cuidado. Lembre-se! A mensagem a transmitir é mais eficaz quanto mais fiel a sua linguagem visual for à comunicação corporativa.

Para além do know-how, a criatividade é a peça-chave para transformar uma rotina anual num momento de valor acrescentado, capaz de estimular e captar o interesse do seu público-alvo, desde acionistas, analistas, jornalistas a colaboradores da empresa.

A arte gráfica final de um relatório está sujeita à identidade de cada empresa, assim como da criatividade de quem o produz. No entanto, existem pontos chave a ser incluídos. Saiba como deve ser estruturado um Relatório & Contas de sucesso:

1. Capa. A imagem da empresa deve estar refletida na capa: as cores e o logótipo devem ser incorporados de forma harmoniosa.

2. Descrição/Considerações. Na descrição devem ser apresentadas as diversas componentes da empresa:

  • Visão geral – apresentação de mensagem corporativa, história da empresa, carta aos stakeholders, produtos e serviços, missão, relatório de gestão e resumo financeiro
  • Performance – exibição da análise de stock, pesquisa, tendências, testemunhos dos envolvidos, novos produtos e serviços, acontecimentos significativos
  • Futuro – indicação de planos do futuro imediato, planos a longo prazo, novas iniciativas e produtos/serviços iminentes
  • Imagens – de forma a tornar o documento mais apelativo pode incluir fotografias ou ilustrações apropriadas, como logótipos, design de produtos, entre outros.

3. Contas. Nesta secção são apresentados os dados brutos e mapas específicos como o balanço, a demonstração de resultados líquidos e demonstração de fluxos de caixa.

4. Anexos e referências. Este espaço dedica-se a documentos de apoio não incluídos nas secções anteriores, nomeadamente lista de cargos, afiliados, informações realtivas a stakeholders, subsidiárias, quadros, gráficos, etc.

Não descure da responsabilidade social da sua empresa!

Cada vez mais, se valoriza a concretização de ações no panorama da responsabilidade social e é importante que essa faceta da sua empresa seja refletida no relatório. Nos últimos anos, têm-se verificado um aumento acentuado da preocupação dos investidores relativamente a esta questão. Traduzindo-se numa maior aposta em empresas que, para além de gerarem lucros e ganhos financeiros, sejam também capazes de gerar mais valias a nível social e ambiental.

Sabe como transmitir a sua mensagem?

Um dos grandes desafios na criação de um bom Relatório & Contas passa também pela produção de conteúdo. O responsável pela edição do documento tem de ter a capacidade de torna-lo acessível a um leque diverso de públicos, nomeadamente acionistas, analistas, jornalistas, investidores e ainda os colaboradores da empresa. Transmitir a mesma mensagem a públicos tão distintos não é tarefa fácil, é certo. E, por esse mesmo motivo, este trabalho deve ser delegado a um profissional especializado na área para que a coerência e a qualidade do produto final sejam asseguradas. Só assim obterá um resultado atrativo, inovador, com rigor no tratamento da informação e coesão com a abordagem de comunicação da sua empresa.

A Madde é especialista na elaboração de Relatórios & Contas e possui uma larga experiência neste campo. Sabemos como transformar um documento tão decisivo para a captação de investimento num instrumento gerador de vantagens para os clientes.

Ficou interessado? Fale connosco!

 

Por favor preencher este campo
Por favor preencher este campo
Invalid Input
Invalid Input
Por favor preencher este campo
Invalid Input
Por favor confirme que não é um robô (hen?)


© 2020 MADDE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO SITE