negócio online

Black Friday: será que faz sentido para a minha marca?

 

Após quase dois anos volvidos desde o início da pandemia por Covid-19, as marcas anseiam por momentos que historicamente são de grande burburinho por parte dos consumidores e consequentemente de grande consumo, a fim de estabilizarem os seus negócios. Exemplo de um desses momentos é o Natal: conhecido por representar um grande volume de vendas para muitas marcas quer de grande consumo, quer de serviços. Mas momento igualmente importante, e que marca início das compras de Natal é sem dúvida a Black Friday. 

A Black Friday representa uma ação comercial, que teve origem nos Estados Unidos da América nos anos 90, e acontece na sexta-feira que antecede o dia de Ação de Graças, como marco de início das compras de Natal. Sendo já celebrada por quase todo o globo, a Black Friday é também vivida em Portugal com grande destaque. Cada vez mais as marcas se suportam desta ação de vendas para potenciar os seus negócios. Tendo em muitos dos casos sido estendido o dia da Black Friday para a Semana da Black Friday.

Estudos mostram que 70% dos portugueses compram produtos nas campanhas de Black Friday, e que em média gastam 216€*. Ora aqui está a primeira motivação para avançar com o planeamento de uma campanha para este dia, caso ainda estivesse com dúvidas.

Vamos então à grande questão deste artigo:

Black Friday: será que faz sentido para a minha marca?

Pois bem, se ainda tem algumas dúvidas veja tudo o que temos para lhe dizer, certamente ficará convencido.

A Black Friday existe não só para empresas de serviços e produtos B2C, mas também para negócios em que o cliente são outras empresas - B2B. De facto, foi o mercado B2C que mediatizou a Black Friday, obviamente pela sua quantidade de players os volumes de vendas são brutais. Ainda assim, se a sua empresa tem um target B2B pode e deve preparar uma campanha de Black Friday. Não se deixe intimidar pelos valores de vendas dos grandes websites eCommerce, empresas de pequena dimensão e empresas cujos seus potenciais clientes são outras empresas podem oferecer por exemplo assinaturas com desconto, celebração de contratos com bonificação nos períodos de fidelização ou desconto direto em serviços e produtos. E muito mais!

E não se esqueça: a Black Friday pode ser também motivo para retomar alguns contactos com potenciais clientes que tinham ficado por concretizar venda. Pode inclusive servir de acelerador de venda para potenciais clientes que estavam já interessados, mas ainda não tinham efetivado a conversão.

Como vê, este momento comercial tem muitas potencialidades para o seu negócio.

Este evento como qualquer campanha comercial, deve ser preparado com antecedência para maximizar os resultados.

Deve começar a preparar ainda este mês a sua campanha Black Friday?

A resposta é SIM! A preparação de uma ação com esta dimensão deve ser tratada com antecedência por diversos motivos, conheça alguns dos mais importantes:

  • Estudos revelam que os consumidores iniciam as suas pesquisas por produtos a adquirir nesta data pelo menos 15 dias antes.
  • Se comunicar antecipadamente a sua campanha, irá criar maior afinidade entre a sua marca e o consumidor, e aumentará a probabilidade de ser a  marca escolhida no momento da compra.
  • A preparação de uma boa campanha de Black Friday envolve a criação de diversos conteúdos e materiais: animações para redes sociais, conteúdos e artigos para website, banners de destaque para website, etc. Por isso quanto mais cedo forem pensados e preparados melhor!

Vamos avançar com a criação de Campanha Black Friday?

Então está na altura de verificar e preparar a estrutura da sua empresa. Passemos para as dicas práticas:

Começamos pelo website

Nestes momentos de grande afluência de visitantes é normal alguns websites irem abaixo, para evitar esta incómoda situação, é importante que conheça a capacidade técnica da sua plataforma.

  1. Verifique as condições de alojamento do seu website, para atestar a capacidade do mesmo em receber muitos visitantes em simultâneo.
  2. Tenha um website HTTPS - se o seu website não é um HTTPS, adquira e instale um certificado SSL/TLS. Não queremos que os seus potenciais clientes fujam do seu website por este ter um aviso de “site inseguro”. Ou que este seja penalizado pelos motores de pesquisa (Google) no momento da atribuição do ranking e posicionamento (mais bem posicionado nos resultados de pesquisa Google).

Não descurar a logística de marca.

É importante avaliar os resultados de anos anteriores para poder antever o que deve esperar nesta Black Friday. Pode assim atualizar e reforçar turnos de equipa (para vendas, esclarecimento de questões, etc.), e até mesmo atualizar os seus stocks para que nada falhe e, a acima de tudo, para qua a experiência de compra do consumidor seja o mais personalizada e agradável possível.

Para quê? Para que na próxima compra volte a ganhar a sua confiança e seja a marca escolhida para finalizar a aquisição.

Olhamos agora para a estratégia de ofertas.

Selecione antecipadamente as ofertas que vai fazer e planeie a sua comunicação com antecedência. Avalie previamente quais os produtos/serviços que vai colocar em campanha, e quais os descontos ou ofertas a aplicar.

Deve preparar um Planeamento Global da Campanha Black Friday que preveja cada detalhe das ofertas, dos produtos a que correspondem e em que canais comunicar cada uma dessas ofertas. Podemos ter ofertas diferentes para targets diferentes, que consequentemente devem ser comunicados também em canais diferentes. Destaque os seus ‘produtos de entrada’ (produtos de baixo preço e margem de lucro reduzida e que se vendem muito bem): são eles que abrem a porta muitas vezes a novos clientes.

De nada vale fazer boas ofertas, se ninguém ficar a saber. Por isso comunique as suas campanhas. Tome nota, é uma dica importante!

Terminamos com a avaliação dos resultados.

Analise os resultados para maximizar a eficácia das suas campanhas.

Nunca se esqueça que o sucesso de uma campanha muitas vezes está na análise que fizemos de campanhas anteriores. Esta avaliação permite-nos compreender o comportamento do público, o seu perfil, as suas preferências, e dessa forma adaptar a nossa oferta.

 

Gostou das nossas sugestões? Entusiasmado por avançar com uma campanha Black Friday para a sua marca?

Na Madde somos especialistas na criação de campanhas criativas e que captam a atenção dos seus clientes. Criatividade não nos falta: apresente-nos a sua marca, nós apresentamos uma campanha ideal.

 

Vamos começar?

Por favor preencher este campo
Por favor preencher este campo
Invalid Input
Invalid Input
Por favor preencher este campo
Invalid Input
Por favor confirme que não é um robô (hen?)

 

 

*Fonte: https://black-friday.global/pt-pt/


© 2021 MADDE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DO SITE