marketing para hotelaria

Conhece a importância de investir em marketing para hotelaria?

A hotelaria vende, em primeiro lugar, experiências e não um produto em si. Conseguir chegar às pessoas e convencê-las a escolher o seu hotel no meio de um vasto leque de possibilidades, não é realmente tarefa fácil!

Não é novidade para ninguém que o digital faz parte do quotidiano da maioria da população. Através dos seus smartphones cada consumidor acede a uma enorme quantidade de informação, de forma quase instantânea. Sendo o ser humano criatura de comodidades, a possibilidade de pesquisar e reservar viagens, estadias e restaurantes através do telemóvel é bastante apelativa. Por consequência, as empresas que não têm uma estratégia de marketing digital bem definida - que cumpra o seu propósito principal: atrair visitas às plataformas onde está presente e aumentar as vendas – acabam por ficar um passo atrás da concorrência.

Portugal está na moda: aproveite a maré e comece a remar para o sítio certo!

De acordo com a 14ª edição do Atlas da Hotelaria da Deloitte, Lisboa está no top 5 das cidades europeias com maior taxa de ocupação. O mercado português de hotelaria encontra-se num pico de investimento e Lisboa e Porto são consideradas as cidades portuguesas mais atrativas para o investimento hoteleiro em 2020. Aproveite a maré e comece a remar para o sítio certo!

Aderir a engenhocas que resultam é já uma realidade!

Provavelmente a sua empresa já tem um website, mas será que está devidamente estruturado e otimizado? Será que é realmente atrativo e se destaca da concorrência? A comunicação do seu hotel nas redes sociais está a ser eficaz? Existem questões que deve colocar para poder definir a melhor estratégia de marketing.

No que respeita ao website, um hotel tem de cumprir a experiência que promete aos seus clientes. Sim, isso é importante, mas é essencial que o resto do mundo tome conhecimento disso. É fundamental que a satisfação dos clientes se traduza em reviews positivas no website, em plataformas agregadoras (como Trivago e Booking) e nas redes sociais, onde os potenciais clientes se encontram em grande massa.

A exigência do consumidor aumenta “a olhos vistos”: conheça-a

Ter o hotel repleto de hóspedes o ano inteiro é o sonho de qualquer hoteleiro, mas não é fácil alcançar esse estatuto. Concorda? Apesar das viagens serem alvo de grande desejo, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Antes de comprar um bilhete de avião, de fazer uma reserva num hotel ou num restaurante, a grande maioria investe o seu tempo em pesquisas online à procura de referências, opções diferentes e testemunhos de outras pessoas. E só avançam com uma decisão de compra quando se sentem realmente confortáveis com a sua escolha. É assim que se revela a importância de estudar o público-alvo - o modo como se comporta e as necessidades que procura ver satisfeitas.

Pare e pense nesta questão: Está satisfeito com a adesão às redes sociais do seu hotel?

Na hotelaria é EXTREMAMENTE importante estar presente nestas plataformas de forma correta. Neste momento o Facebook e o Instagram são as melhores plataformas para investir numa boa estratégia de comunicação digital.

O sucesso alcança-se com uma boa estratégia e não ao sabor do vento: planeie

O marketing digital é uma das ferramentas principais para que as empresas possam singrar na área de negócio onde atuam. Durante muito tempo deu-se pouca importância a este método, mas começa-se finalmente a perceber que uma boa estratégia de marketing pode posicionar uma empresa como autoridade no seu ramo, permitindo:

  • Criar parcerias e oportunidades de negócio
  • Otimizar conteúdo do website e das redes sociais
  • Desenvolver materiais instituicionais de comunicação
  • Atrair clientes em época baixa
  • Analisar relatórios e calcular o retorno em vendas face ao investimento feito.

  

O segredo é a alma do negócio, é certo, mas na Madde gostamos de partilhar. Acreditamos que é na partilha que nascem grandes ideias!

Por isso, reunimos 6 ideias que deve ter em conta para potenciar o sucesso do seu hotel:

  1. Assuma a sua singularidade. Destaque-se por algo diferente, seja a cor das paredes dos quartos ou dos lençóis, o acesso a uma vista fabulosa ou um serviço de hotelaria irrepreensível. E tire o melhor proveito disso.
  2. Esteja presente. Para além de um website atrativo e intuitivo, mostre-se disponível nas redes sociais. Responda a todos os comentários de uma forma educada. Muito importante! Interaja sempre com os seus seguidores: todas as opiniões devem ser validadas, sejam negativas ou positivas, e, portanto, devem receber sempre uma resposta num tom cordial, sem vestígios de hostilidade, evitando possíveis más interpretações.
  3. Comunicação com uma imagem coesa. Uma presença forte nas redes sociais é, muitas vezes, a única forma de chegar a clientes que se encontram na outra “ponta” do globo. Através de imagens atraentes, hashtags relevantes, testemunhos reais de clientes ou até mesmo artigos de temas interessantes. Um feed visualmente coerente vale tanto como textos bonitos sobre o seu hotel. Defina a sua imagem e garanta a sua transversalidade em todos meios onde está presente.
  4. Website intuitivo. O website de um hotel é a porta de entrada para o cliente, é o local ideal para efetivar a compra. A experiência online diz muito sobre o serviço que o hotel pode prestar. O cliente procura facilidade de navegação e exibição de conteúdos atrativos.
  5. Considere a criação de pequenos vídeos. Este formato é muito popular no mundo do online e pode ser um bom método para cativar mais clientes. Somos seres emocionais! Aproveite e tire o melhor partido disso. Elabore pequenos vídeos que demonstrem as vantagens de escolher o seu hotel para uma viagem de férias em família, por exemplo.
  6. Comunicação inspiradora. O seu conteúdo online não deve ser demasiado intrusivo nem parecer que está a “choramingar” por novos clientes. Uma comunicação dinâmica, inspiradora e com boa vibe é a chave para cativar novos hóspedes ou, até mesmo, para levar empresas a reunir e realizar eventos no seu hotel.

 

Saber comunicar bem é uma arte e, muitas vezes, a solução para fazê-lo da melhor forma passa por recorrer a uma agência que cuide da comunicação da sua empresa a 360º.

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