O Marketing Digital para Advogados

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 Sabia que… as pessoas observam os likes e conteúdos do Twitter, Linkedin e Facebook antes de confiarem nos seus serviços? E que ao pesquisarem por proximidade no Google Maps acabam por ler as críticas feitas por outros clientes? Quando falamos de potenciais clientes, incluímos tanto particulares como empresas que procuram um escritório de advogados que os represente.

E quão grande é este leque? Diz-nos o INE (Instituto Nacional de Estatística) que 98% das empresas tem acesso à Internet. Já um inquérito da Sociedade da Informação e Conhecimento, publicado em 2017, revelou que 82% dos utilizadores portugueses afirma pesquisar sobre bens e serviços online para aquisição, 60% recorre a serviços de administração pública online e 42% gere a sua conta bancária online. A principal conclusão é então que os portugueses confiam na Internet até para tratar de assuntos sérios e delicados, utilizando este meio para adquirir informações e serviços.

É por isso que é tão importante que uma empresa tenha presença digital. E mais: que o faça da forma correta. Lembre-se que é a boa reputação do seu nome que está em causa, sendo fundamental que invista na construção de uma imagem online que transmita aos outros que a sua empresa é expert no serviço que presta. Vamos a isso? A Madde dá-lhe uma ajuda!

COMO COMUNICAR O SEU ESCRITÓRIO DE ADVOGADOS NO ONLINE?

CRIE UM WEBSITE

É provável que a sua empresa já tenha um website. Se não é o caso, é urgente que crie já um! Um website de uma sociedade de advogados deve ser assente num sistema de gestão de conteúdo (CMS) – o que lhe permite autonomia de atualização – e ser equipado com uma ferramenta de optimização da pesquisa pelos motores de busca (SEO).

Não há dúvida que um website é a forma mais importante de presença online para uma empresa de advogados, por isso anote: não lhe basta ser reconhecida pelos clientes como excelente, também tem que parecer excelente a outros potenciais. A solução passa por apostar numa agência que cuide da comunicação a 360º e por criar uma imagem/voz reais – sem o “abuso” das fotografias de bancos de imagens e dos layouts pré-fabricados. Recomenda-se que invista no “tailleur digital” da sua empresa com a mesma importância que dá à sua própria imagem, uma vez que é provável que os potenciais clientes contactem em primeiro lugar com o website do que consigo.

CONSTRUA UM PERFIL

A Madde aconselha-o a criar perfis em todas as plataformas sociais e diretorias legais/empresariais pertinentes para as suas áreas de atividade, de forma a potenciar a presença online da sua empresa e facilitar a pesquisa por potenciais clientes. Mas faça-o, entregando esta responsabilidade a um profissional que garanta a coerência e respeito pelo branding da sua marca (a utilização de logotipos destorcidos e sem resolução ou a partilha de conteúdo demasiado técnico, são dos erros mais comuns), bem como uma frequência constante, vital para criar o sentimento de confiança junto de clientes e outros potenciais.

RESPONDA A TODAS AS CRÍTICAS

Principalmente as “menos boas”. É essencial cuidar das mensagens recebidas com uma resposta apropriada, com o objetivo de recolher benefícios positivos e evitar a propagação de uma “má” imagem.

Para isso, antecipe um conjunto de questões que poderão surgir com mais frequência para elaborar as respostas de antemão. Este documento será bastante útil para a agência responsável pela comunicação, pois permite-lhe responder rápida e adequadamente às perguntas dos stakeholders. Sejam as questões colocadas por simples anónimos ou OCS’s, uma boa e rápida resposta terá sempre um impacto positivo, ao passo que uma resposta tardia transmitirá insegurança e desconhecimento – o oposto do que se pretende numa sociedade de advogados.

ADIRA ÀS REDES SOCIAIS

Trata-se de um tópico que analisaremos mais à frente neste artigo, sendo que por agora é importante referir que as redes sociais não esgotam o seu potencial nelas mesmas, pois também contribuem para uma boa posição de pesquisa nos motores da Google.

PLANEIE UMA ESTRATÉGIA DE SOCIAL MEDIA

Isto significa: identificar o seu target, averiguando os seus principais interesses/comportamentos, bem como a envolvência que tem com o online, de forma a definir os melhores meios para estabelecer o contacto e qual o tipo de conteúdo capaz de gerar mais interações com o público-alvo.

CRIE CONTEÚDO PARA O GOOGLE

Não sabia? O Google irá recompensá-lo por partilhar conhecimento e criar uma comunidade, por isso o Marketing de Conteúdo é a melhor estratégia a aplicar a longo prazo. Por outras palavras, cada vez mais é necessário divulgar informação e soluções do que apenas criar uma publicação à qual não se atribui qualquer utilidade.

OBSERVE A CONCORRÊNCIA

Não se esqueça! Também é preciso espreitar a concorrência com regularidade, estudando o seu comportamento digital, com o propósito de perceber o que funciona e o que não resulta.

TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL PARA AS SOCIEDADES DE ADVOGADOS

PESQUISA LOCAL

Com o crescimento do número de utilizadores mobile, as pesquisas no Google são cada vez mais influenciadas pela localização dos dispositivos. Isto significa que sociedades de advogados mais próximas do ponto do utilizador podem surgir em primeiro lugar nos resultados de pesquisa, no momento em que a procura de informação é feita. Para tal, o website da empresa, as suas páginas nas redes sociais e todas as ações de Marketing devem focar-se na localização.

COMUNICAÇÃO SEGMENTADA

Para a maioria dos escritórios de advogados o público-alvo será bastante vasto, o que vem dificultar a escolha do eixo de comunicação. Contudo, o Marketing Digital exige e permite a segmentação da comunicação, o que se traduz numa mais valia. Eis um exemplo: se uma empresa presta serviços tanto na área do direito público como do direito desportivo, então deverá criar peças de comunicação distintas para cada grupo de clientes, sendo a personalização das mensagens potenciada pelo Marketing Digital.

PARTILHAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

As atuais sociedades de advogados sabem que a melhor forma de se autopromoverem é através de referências positivas dadas pelos seus clientes. Por isso mesmo, publicar estes testemunhos no online é uma estratégia eficaz para alargar a sua influência, conquistar mais críticas positivas e solidificar a reputação da sociedade.

QUAIS AS MELHORES REDES SOCIAIS PARA ADVOGADOS?

A Madde aconselha-o a um “trio” incontornável – Google Business Profile, Facebook e LinkedIn. Mas vamos por partes!

Quando necessita de encontrar um fornecedor, pensa em pesquisá-lo no Google, certo? Pois bem, a Google consegue dar-lhe os melhores fornecedores perto de si, mas para isso é vital que tenha a sua ficha Google Business Profile bem construída e acompanhada. Isto implica colocar a localização da sua empresa, áreas de especialidade, contactos e branding. Nesta app poderá também responder a mensagens, gerir as críticas de clientes e até marcar reuniões, obtendo ainda dados importantes sobre como as pessoas pesquisam por si.

Por outro lado, considerando que uma significativa percentagem da população usa o Facebook, a sua relevância como rede social globalmente dominante mantém-se. A dúvida não é então se valerá a pena apostar nesta rede social, mas como fazer valer a pena a sua presença no Facebook. Atualmente, uma correta estratégia de comunicação no Facebook assenta em publicações interativas (que colocam questões) e animadas, pois os vídeos têm mais probabilidade de gerar partilhas. Ao nível dos escritórios de advogados, podem-se criar breves vídeos explicativos de “mitos legais”, lançar um desafio de perguntas no início da semana e publicar a resposta à sexta-feira ou partilhar em vídeos em direto de eventos/iniciativas com os fãs (este tipo de formato tem um envolvimento superior a qualquer outro).

Chegando ao LinkedIn, esta rede social conta com uma vasta percentagem de profissionais a nível mundial, sendo a plataforma ideal para escritórios de advogados. A plataforma atrai uma base de usuários diversificada e global, com forte presença na América do Norte, Europa e partes da Ásia. Uma percentagem significativa dos seus usuários é composta por profissionais em início e meio de carreira. É preciso criar uma presença profissional, a começar pelo perfil com um logotipo da empresa, passando por um descritivo cheio de vida e ambição, sem esquecer a definição dos objetivos da sociedade. Algumas dicas são: pedir recomendações para cada uma das competências da empresa; partilhar conteúdo informativo e útil; divulgar estudos de caso, artigos de opinião e… todo o tipo de informação que ajude o público a perceber que a sua empresa faz aquilo que lhe compete e que o faz ainda melhor que os outros.

Falta ainda dizer que o Instagram e o Twitter também podem fazer parte do seu “arsenal digital”, sendo que estas redes exigem que partilhe uma dimensão mais pessoal da sua empresa, sem receio de mostrar um lado fun e humano. Afinal de contas, da mesma maneira que um escritório festeja a conquista de uma causa importante no LinkedIn, também poderá divulgar um dos seus colaboradores a surfar como modo de celebração de uma grande conquista!

AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO SOCIAL MEDIA PARA OS ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS

  • Mais reconhecimento: A comunicação nas redes sociais dá-lhe acesso direto aos seus stakeholders, melhorando assim o reconhecimento da sua marca. Ao mesmo tempo, a publicidade em social media tem um excelente rácio de custo/retorno na criação de brand awareness.
  • Comunicação segmentada: Anúncios em redes sociais como o Facebook e Linkedin permitem-lhe selecionar o público a quem vai dirigir a mensagem, de forma mais económica que o Marketing tradicional. Não só um clique no Google Adwords tem um custo médio entre 1€ e 55€ (valores de 2018), como as ferramentas de anúncios possibilitam escolher com precisão a idade, sexo, escolaridade, localização, profissão (…) dos utilizadores que pretende que cliquem na sua publicação.
  • Pesquisa de insights: As redes sociais fornecem-lhe um manancial de informação sobre os comportamentos, necessidades e gostos do seu público-alvo, bem como sobre os seus principais concorrentes.
  • Melhor posicionamento do website: Conteúdo relevante, atualizado e publicado regularmente mostra aos motores de pesquisa que o seu website é uma referência na área, levando-o a subir lugares nos resultados de pesquisa.
  • Posicionamento de líder: Como é que uma sociedade argumenta que é moderna e bem-sucedida se depois tem pouca presença online? As redes sociais são uma montra de competências e servem para apresentar o know-how e os serviços de uma empresa, permitindo assim o crescimento da sua reputação e o volume de contactos. Não se esqueça que atualmente a pesquisa através de redes sociais é uma das formas mais comuns de pesquisa de informação!

Se é um escritório de advogados e precisa de implementar uma estratégia de comunicação, saiba que na Madde sabemos como ajudá-lo a ganhar muitos likes e, o mais importante, clientes!